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Postado em 25 de Agosto de 2020 às 11h48

Com otimismo pelo futuro, Francisco Turra transmite presidência da ABPA para Ricardo Santin

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Durante a solenidade, foram apresentados os avanços liderados nos últimos anos e as perspectivas para o setor de proteína...

Durante a solenidade, foram apresentados os avanços liderados nos últimos anos e as perspectivas para o setor de proteína animal

São Paulo, 20 de agosto de 2020 - Em cerimônia virtual na manhã de ontem (19), Francisco Turra passou oficialmente a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para Ricardo Santin, que era o diretor-executivo da entidade. Durante a solenidade – que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do Presidente do Conselho da ABPA, Leomar Somensi, do Deputado Estadual Sérgio Turra, do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Ernani Polo, do Presidente da Lar e Sindiavipar, Irineu da Costa Rodrigues, de associados, líderes políticos e representantes do agronegócio nacional e internacional –, foram resgatadas as conquistas da associação durante a última gestão e projetados os próximos anos.

Além do fortalecimento e abertura de novos mercados para os setores de aves e suínos, Francisco Turra destacou o forte aumento da receita com exportações entre 2008 e 2020: alta de 246% para avicultura, alcançando um valor previsto de R$ 30,9 bilhões este ano, e de 436% para a suinocultura, com receita que pode chegar à casa dos R$ 11,7 bilhões em 2020.

Os números impressionam em um ano de pandemia: mesmo com a crise econômica mundial, a previsão da ABPA é otimista. "Fim da crise, 22 mil postos de trabalho novos e investimentos novos previstos. Se nós tivermos os benefícios da desoneração, quero que as autoridades entendam: nosso setor vai voar. Ano que vem é o ano para gente voar. Somos um país que não se entregou”, contou Turra.

Futuro

Durante o discurso, Ricardo Santin agradeceu os ensinamentos. “Um sentimento de gratidão e alegria por ter partilhado essa história com o presidente Turra. Como vimos, foram 12 anos de aprendizado com um mestre. O que posso agradecer é por ter acreditado em mim e ter dado a oportunidade de ter trabalhado na consolidação de grandes setores representados na ABPA”, disse ele.

Ricardo Santin falou sobre o desafio de lidar com "um novo consumidor pós-pandemia, muito mais preocupado com a qualidade dos alimentos”. E destacou uma necessidade em ascensão: "Garantir um consumo consciente e consistente, sem as más influências dos mitos e das fake news”.

Reconhecimentos

Durante a cerimônia, Turra – que integrará o Conselho Consultivo da ABPA, auxiliando nas estratégias pós-Covid-19 – foi homenageado por diversas autoridades. Participando ao vivo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou a integridade e as conquistas lideradas pelo ex-presidente da ABPA. “Poucas pessoas conseguem deixar um legado. E você, pode ter certeza, deixou um legado de êxito para as proteínas do Brasil”, enalteceu.

Governadores de diversos estados se somaram nesse reconhecimento, enviando mensagens em vídeo: João Doria (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) , Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Júnior (Paraná), Renato Casagrande (Espírito Santo). Também fizeram parte desse momento o senador Luiz Carlos Heinze (RS); o deputado gaúcho Alceu Moreira (presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária); Paulo Skaf (presidente da Fiesp); Luis Eduardo Valle Coelho (presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura); e Ernani Polo (presidente da Assembleia Legislativa do RS); além de familiares.

SOBRE A ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

Fonte: ABPA

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