Tecnologia embarcada ajudou a companhia a diminuir em 60% o número de acidentes no primeiro semestre de 2023
A BRF já conta com 100% da frota agropecuária monitorada por sistema de fadiga. Esse recurso tecnológico instalado em todas as cabines de seus mais de 1.750 veículos tem como principal objetivo a segurança dos motoristas, dos animais e demais cargas envolvidas na logística agro da companhia, como as rações, diminuindo as possibilidades de acidentes nas estradas, informou a empresa no mês passado.
Composto por câmera e sensor, o sistema de fadiga instalado nas cabines de cada veículo identifica comportamentos inadequados durante o exercício da atividade, como atos que demonstram sonolência, a utilização de celulares e o não uso dos cintos de segurança. O sensor emite um alerta sonoro ao motorista, enquanto envia informações para uma central de monitoramento da empresa. Dessa forma, a BRF compila todas as informações e age de forma a orientar aqueles que dirigem. Com um sistema proativo, a companhia tem mais clareza na investigação dos fatos e os motoristas vítimas de terceiros nas vias ainda têm a possibilidade de provar a boa conduta no trânsito.
O sistema de fadiga em toda a frota agropecuária é parte de uma série de tecnologias embarcadas que visam à segurança nas vias. Há alguns anos, a BRF conta, também, com sistema de telemetria em todos os veículos da frota agropecuária. Enquanto os sensores de fadiga identificam o comportamento dos motoristas, o de telemetria foca no veículo, verificando frenagem, força g, velocidade no seco e na chuva, por exemplo.
Para o gerente de logística agropecuária da BRF, Cezar Felipak, a segurança e a qualidade são valores para a BRF. “Adotamos o sistema de fadiga, uma tecnologia muito utilizada no transporte de produtos de alto valor agregado, em nosso transporte de animais e rações porque entendemos que a qualidade é essencial em nossa atividade e um grande diferencial de processos”, disse ele em nota.
Resultados
O uso de tecnologia embarcada já tem resultados importantes. No primeiro semestre de 2023, considerando quantidade e taxa de frequência, a BRF registrou 60% menos acidentes do que no mesmo período de 2022. Trata-se do melhor resultado da operação agropecuária da companhia desde o ano de 2011.
A frota agropecuária da BRF conta, atualmente, com cerca de 3,4 mil motoristas. Os veículos têm uma idade média de 3,7 anos, o que os coloca dentro do sistema Euro 5 – conjunto de normas regulamentadoras pensadas para reduzir a emissão de poluentes dos veículos movidos a diesel. Mensalmente, a empresa realiza 100 mil embarques e percorre cerca de 13 milhões de km com a frota agropecuária.
Fonte: Carnetec