22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 21 de Janeiro de 2019 às 18h28

AGROINDÚSTRIA DE SC: 1,1 MIL TRABALHADORES VOLTAM AOS TRABALHOS NA BRF EM CHAPECÓ

Além da retomada dos empregos e produção, setor prevê recuperação nas exportações e crescimento no faturamento para este ano.


Expectativa é de aumento entre 1,39% a 3% nas produções de frango e suíno

A agroindústria catarinense começa 2019 com saldo positivo. Em Chapecó, 1,1 mil trabalhadores retornam as funções na BRF em Chapecó, na segunda-feira (14). Eles estavam no sistema de lay-off (afastamento do funcionário por um prazo determinado que vai de dois a cinco meses, em que ele continua à disposição da empresa) desde julho do ano passado.

Estes e outros empregados do setor sofreram com o reflexo dos embargos e as operações policiais em torno da agroindústria ocorridas desde 2017 e que desencadearam na interrupção de abates, fechamento de empresas, férias coletivas e demissões. Além do retorno desses empregados, a BRF anunciou a retomada do segundo turno de perus em abril, o que vai gerar mais 700 vagas.

A retomada do setor começou a ser observada já no final do ano passado, com a empresa Jaguafrangos, do Paraná, assumindo a unidade de Ipuaçu e retomou os abates, o que acabou preservando 600 empregos. No final do ano, o México anunciou a habilitação de 26 novas plantas, uma delas a de Ipuaçu (SC). Em novembro, a Rússia reabriu o mercado para o Brasil.

“A gente vê que acertou em aceitar o lay-off, pois isso garantiu o direito aos trabalhadores num momento difícil e agora os funcionários voltam ao trabalho com seus empregos e seus direitos garantidos“ afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne de Chapecó e Região, Jenir de Paula.

Fábrica da BRF em Chapecó (SC) (Foto: Nelson Almeida AFP)]

Fonte: ClicRDC

Veja também

Brasil deve exportar 10% a mais de carne bovina em 2018, diz Abiec18/12/17 Os volumes de exportações brasileiras de carne bovina devem subir 9,8% em 2018, para 1,68 milhão de toneladas, com expectativa de retomada das vendas do produto in natura para os Estados Unidos, aumento de habilitações de frigoríficos pela China e liberação para embarques a outros países asiáticos, informou a Associação Brasileira......
Brasil exporta volume recorde de carne bovina em 201909/01/20 O Brasil exportou 1,85 milhão de toneladas de carne bovina em 2019, gerando faturamento de US$ 7,59 bilhões, recordes para o setor impulsionados pela demanda chinesa, disse a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!