22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 21 de Dezembro de 2021 às 15h21

Carne suína brasileira continua competitiva mesmo com alta na tarifa chinesa

EXPOMEAT 2025 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A elevação na tarifa de importação de carne suína anunciada pela China nesta semana para 12% não...

A elevação na tarifa de importação de carne suína anunciada pela China nesta semana para 12% não deverá reduzir a competitividade da carne suína brasileira em relação a outros concorrentes exportadores, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em dezembro de 2019, quando a peste suína africana afetava fortemente a produção de carne suína chinesa, a China reduziu a tarifa de importação de carne suína de 12% para 8%.
“O Brasil já vendia bem pra China com tarifa de 12%. Agora, ela voltou para 12% para o Brasil e para todos os concorrentes. Mas é importante lembrar que os Estados Unidos, além dos 12%, têm mais 25% de uma tarifa punitiva”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em coletiva de imprensa na quinta-feira (16).
“Então, nosso principal concorrente, especialmente em carne suína, junto com a Europa, vai pagar 37%”, disse Santin.
O executivo disse que, em alguns casos, a maior tarifa poderá impactar a competitividade da carne suína brasileira em relação ao produto chinês. “Mas não muda muito o perfil em relação aos concorrentes. Então, deve ter alguns efeitos, claro que sim, mas não serão severos”, disse Santin.
Segundo ele, parte dessa perda de competitividade poderá ser neutralizada pelos efeitos da elevação das importações russas.
A Rússia anunciou em novembro a abertura de uma cota adicional de importação de 100 mil toneladas de carne suína sem tarifa, da qual o Brasil poderá participar.
Fonte: CarneTec

Veja também

Parcial do mês mostra aumento nas exportações de carne de frango in natura28/02/22 As exportações de carne de frango in natura somaram 233,6 mil toneladas embarcadas nas três primeiras semanas de fevereiro, o que representou uma média diária de 16,6 mil toneladas, um aumento de 14% na comparação com a média diária de fevereiro de 2021. Na parcial do mês os embarques somaram US$ 396 milhões. O preço médio......
BRF cria subsidiária Sadia Halal para atender mercados muçulmanos30/10/17 A BRF S.A. anunciou na noite de quinta-feira (30) que criará a subsidiária Sadia Halal, destinada a atender o mercado muçulmano, que exige que as carnes sejam produzidas segundo regras do Islã. A nova subsidiária......
Mapa premia empresas do agronegócio por boas práticas de integridade08/02/21 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou na sexta-feira (5) o Selo Mais Integridade para as organizações agropecuárias ganhadoras da terceira edição, informou o Mapa em nota no......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!