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Postado em 15 de Setembro de 2021 às 10h53

Embalagens Cryovac case-ready: alternativa para reduzir perdas e elevar competitividade

EXPOMEAT 2025 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Reduzir as perdas está entre os maiores desafios do varejo brasileiro. Cerca de 95% dos executivos e gerentes de supermercados afirmam que o...

Reduzir as perdas está entre os maiores desafios do varejo brasileiro. Cerca de 95% dos executivos e gerentes de supermercados afirmam que o desperdício de alimentos é fator de grande atenção em suas operações, segundo pesquisa da Planet Retail em parceria com a Sealed Air, entre as líderes globais em embalagens e dona da marca Cryovac.

Um grande fator que leva a essas perdas nos supermercados ainda é a questão operacional. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) mostrou que as principais razões das quebras estão relacionadas a danificações feitas pelos próprios clientes (23%), ao vencimento dos produtos (22%), a deterioração e perecibilidade (7%), a embalagens violadas (5%), entre outros itens. Na categoria de produtos perecíveis, o vencimento é responsável por 41% do desperdício.

Uma alternativa eficiente para minimizar problemas como esses no setor de proteínas, por exemplo, está no uso de soluções de embalagens mais eficientes, como sistemas a vácuo que já saem dos frigoríficos direto para as prateleiras do varejo. Essas embalagens, chamadas case-ready, aumentam o tempo de vida útil da carne embalada para até 90 dias, sem comprometer a qualidade do produto. Isso porque os sistemas a vácuo limitam o crescimento de agentes microbiológicos e permitem a maturação natural da carne.

Leonardo Hirschmann, coordenador de Soluções para o Varejo da Sealed Air para América Latina, explica que, neste caso, o produto já vem porcionado e padronizado, com validade estendida, garantia de origem e otimiza a operação do varejo. “A carne que já chega embalada e pronta para exposição não necessita de manipulação adicional nas lojas, o que reforça ainda mais a nossa preocupação pela segurança alimentar, redução de perdas e otimização de custos com mão de obra e material de embalagem (isopor e filme), aumentando a competitividade, principalmente no caso das lojas menores, como as de conveniência”, disse o executivo em comunicado.

A rede Hirota Food Supermercados é a prova disso. Com 86 lojas na cidade de São Paulo, sendo metade instaladas em condomínios, em espaços de 18 m², a empresa tem buscado trazer para seu mix de produtos opções que atendam à demanda por conveniência e segurança alimentar, ao mesmo tempo em que ofereçam qualidade com maior shelf life, apoiando, assim a redução de perdas e favorecendo a sustentabilidade da operação.

“Hoje em dia, com a expansão das lojas menores, principalmente aquelas que estão dentro dos condomínios, as embalagens case-ready são fundamentais para possibilitar a oferta de proteínas de qualidade. Sem elas não seria possível comercializar carnes nestas lojas, o desperdício seria altíssimo. São lojas que contam com número reduzido de profissionais para reabastecimento. Por esta razão, buscamos produtos que otimizam mão de obra e espaço, e ainda reduzem os índices de perdas, fator que faz parte da nossa estratégia em busca de operações mais sustentáveis”, explicou Hélio Freddi, diretor de Operações da Rede Hirota Food, no mesmo comunicado.

O executivo destaca, também, que o varejo de conveniência tem encontrado um novo perfil de consumidores cada vez mais exigentes. “Percebemos que as novas gerações estão muito bem preparadas para o consumo. A decisão de compra vai além da análise do preço, eles estão atentos à aparência, querem saber procedência, como o produto foi preparado e seu impacto no meio ambiente. Por esta razão, entendemos a necessidade de embalagens eficientes, que tragam transparência e garantam atratividade para atender este novo perfil de consumo e gerar uma ótima experiência, principalmente quando se trata de produtos mais nobres, que exigem uma apresentação diferenciada”, explicou Freddi.

Outra categoria que também depende de embalagens seguras e convenientes é o e-commerce. Na rede Hirota, cerca de 15% das vendas hoje são referentes ao varejo eletrônico e há expectativa de crescimento. “Para avançar nesta operação, estruturas favoráveis de proteção para produtos frescos, como carnes, são extremamente necessárias”, afirmou o diretor de Operações da rede.

O executivo da Sealed Air complementa e explica que os benefícios das embalagens case-ready favorecem a operação de delivery para supermercados, principalmente se estiver em conjunto com soluções eficientes de embalagens secundárias. “O e-commerce de alimentos depende totalmente de correta proteção para garantir uma boa experiência ao consumidor – tanto das embalagens primárias, que auxiliam na redução de desperdício de alimentos; como nos sistemas de proteção secundários para controlar temperatura e proteger os itens contra avarias durante o trajeto”, finalizou Hirschmann.

Para varejistas como a rede Hirota Food, novas tecnologias de embalagens são uma boa forma de atender às novas demandas de consumo e reduzir o desperdício de alimentos.

Fonte: Carnetec

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