23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 20 de Março de 2020 às 14h12

Embrapa e ABRA iniciam negociações para atuarem juntos no reaproveitamento de resíduos animais

EXPOMEAT 2027 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, e o presidente-executivo da Associação Brasileira de...


O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, e o presidente-executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Décio Coutinho, assinaram na terça-feira (10) Acordo de Confidencialidade para oficializar o início de negociações para projetos de parceria entre a Embrapa e a ABRA. A parceria poderá resultar em novos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos de origem animal, como farinhas e gorduras, além de novos processos para o aproveitamento desses resíduos.

A Embrapa Agroenergia possui expertise na agregação de valor a resíduos e coprodutos do setor agropecuário, principal demanda dos associados da ABRA. Utilizando técnicas da área de biotecnologia industrial e de química de renováveis, os pesquisadores fazem a “quebra” das moléculas dos resíduos e a partir daí são criados novos produtos, com maior valor agregado.

“A nossa Vitrine Tecnológica mostra em detalhes como isso funciona”, explicou o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, João Ricardo Almeida.

Ele falou sobre “Oportunidades de parcerias entre a ABRA e a Embrapa Agroenergia” e citou alguns exemplos de produtos obtidos a partir da valoração de resíduos animais, como antioxidantes para farinhas, bioativos para ração, enzimas, algas que tratam efluentes além de biolubrificantes, biosurfactantes e biofertilizantes.

Na mesma cerimônia, tomou posse o novo Conselho Diretivo da ABRA. O novo diretor, Pedro Bittar, falou da importância da parceria com a Embrapa. “Precisamos do apoio técnico da Embrapa para mostrar a importância do setor de reciclagem no Brasil e diversificar a nossa gama de produtos obtidos a partir de resíduos de aves, bovinos e peixes, de forma ambientalmente correta”, disse Bittar.

Também participaram do evento de assinatura do acordo o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Bruno Brasil, que fez uma apresentação sobre o “Modelo de Inovação Aberta da Embrapa”, a chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Lourdes Cabral, que falou sobre “Oportunidades de parceria entre ABRA e Embrapa para valorização de resíduos do processamento animal” e a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, Patrícia Abdelnur.

Fotos: Kelvia Tiba

Fonte: Embrapa Agroenergia – Irene Santana (Mtb 11.354/DF)

Veja também

Mapa faz a revisão de mais de 70 mil atos - Portaria 319 de 23 de setembro de 202028/09/20 O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta segunda-feira (28) a lista dos atos normativos inferiores a decreto vigentes no órgão. A lista está disponível na Portaria Nº 319, publicada no Diário Oficial da União. Nos últimos meses, foi feita uma revisão completa de mais de 70 mil atos do Ministério,......
Multiagua presença confirmada na Expomeat 202129/09/20 Reconhecidos por garantir eficiência em águas industriais, com soluções energéticas e conservação de equipamentos, a MULTIAGUA iniciou em 1987, consolidando os serviços de tratamento de água e......
A pecuária dá uma aula contra o desperdício29/09/20 Com 99% de aproveitamento, a pecuária brasileira é referência mundial em reciclagem animal e produtividade Um ditado popular avisa que do boi só não se aproveita o berro. Coisa do passado. Hoje, até o berro......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!