A unidade industrial de suínos FACH1 - sigla que identifica o Frigorífico Aurora Chapecó 1 –, em Chapecó (SC), completou nesta semana 25 anos de funcionamento. A unidade pertence à Cooperativa Central Aurora Alimentos, é uma das maiores do país e a única planta brasileira autorizada a exportar para os Estados Unidos, segundo a empresa.
O transcurso dos 25 anos foi comemorado em breve solenidade que reuniu a diretoria, trabalhadores, imprensa e convidados. Participaram o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, o vice-presidente Neivor Canton, o diretor de Agropecuária Marcos Antônio Zordan, o gerente-geral da unidade Antonio Wanzuit e o prefeito de Chapecó Luciano Buligon, além do representante do Serviço de Inspeção Federal (SIF) Ricardo José Bosi.
Lanznaster destacou que a empresa continuará investindo em 2018 para ampliar a industrialização.
Quando inaugurado, em 11 de dezembro de 1992, o FACH1 era o maior frigorífico de suínos da América Latina. A unidade possui 47.286 metros quadrados de área construída. Ocupa um terreno de 480 mil metros quadrados. Emprega diretamente 2.953 pessoas, abate 5.230 suínos/dia e industrializa mil toneladas de produtos por dia. Mais de 210 itens são produzidos no FACH1 entre os 850 do mix geral da Aurora.
A unidade exporta uma média mensal de 4,3 mil toneladas para Estados Unidos, Chile, Cingapura, China, Argentina, Ucrânia, Hong Kong, Uruguai, Angola e, ainda, para a Lista Geral, além de Quênia, Rússia, África do Sul, Equador, Cabo Verde, Geórgia, Gabão, Cuba, Albânia, Japão, Porto Rico e Aruba.
No conjunto, para o abate e processamento de suínos, a Cooperativa Central Aurora Alimentos mantém oito plantas industriais nas quais, em 2016, processou 4,5 milhões de cabeças. Também possui outras sete plantas de aves onde abate 247 milhões de frangos por ano.
A Aurora mantém 27 mil empregos diretos e, no último exercício, obteve receita operacional de R$ 8,5 bilhões.
Fonte: Carnetec