22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 04 de Novembro de 2020 às 12h10

MESAL – 40 anos desafiando limites

EXPOMEAT 2025 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A vida é uma eterna sucessão de oportunidades e desafios que o destino nos oferece. O dia seguinte nasce nos convidando a sermos...

A vida é uma eterna sucessão de oportunidades e desafios que o destino nos oferece. O dia seguinte nasce nos convidando a sermos melhores do que ontem. E ser melhor não significa necessariamente acertar sempre, significa aprender com os eventuais tropeços. São as experiências que nos ensinam a escolher com mais sabedoria no presente.

Em outubro de 2020, a Mesal completa 40 anos de vida. Para alcançar esta marca, foi preciso vencer incontáveis desafios. Ultrapassamos barreiras que jamais pensaríamos encontrar quando abrimos as portas. Entre estas quatro décadas, alguns momentos nos marcaram mais profundamente e é através deles que nossa história é contada.

O início da empresa foi marcado pelo desenvolvimento de equipamento simbólico para o mercado vinícola da época: a desengaçadeira (moedora de uvas) e em 1984, a máquina rolhadora. Uma máquina totalmente nacional, com tecnologia europeia.

A solução destas máquinas produzidas totalmente no Brasil, permitiu que muitas das empresas vinícolas evoluíssem seus processos e multiplicassem sua produtividade. A desengaçadeira (moedora de uva) e a rolhadora da Mesal, eram objetos de desejo para muitos cantineiros da década de 1980.

Em 1998, se consolidou o desenvolvimento da máquina batizada de “Tribloco”. Uma máquina que cumpria os processos de lavar, encher e tampar as garrafas. O novo equipamento foi um marco importante na trajetória da Mesal, consolidando a empresa, que já iniciava o atendimento de projetos para empresas líderes de mercado no Brasil. O sucesso do lançamento expandiu fronteiras: em 1999, a solução da empresa bento-gonçalvense foi destaque na Revista Envase Italiano, publicação cuja repercussão no mercado permitiu o início das operações de exportações.

O Peru foi destino da primeira operação da Mesal fora do Brasil, realizada em 2001. O risco e as incertezas de fazer uma exportação naquele momento eram gigantes, por se tratar de um projeto completamente customizado e desenvolvido de forma exclusiva. Os diretores Ivanor Fabbris e João Paulo Kronhardt lembram desse momento como se ele representasse uma grande aposta na competência da equipe, uma vez que se qualquer aspecto do projeto apresentasse falha, as perdas seriam imensas e comprometeriam o futuro da empresa.

O projeto foi um sucesso e a partir daí a Mesal iniciou um processo de expansão internacional que nunca mais teve fim. Com cada vez mais projetos encomendados dentro e fora do Brasil, a expansão da empresa passou a ser uma consequência previsível. Em 2004, o que começou como uma pequena metalúrgica, alcançou o crescimento significativo de mão de obra.

O mercado internacional se consolidou cada vez mais e a empresa passou a ser um player respeitado em praticamente todos os continentes. É possível afirmar que as principais empresas de bebidas do continente, em algum momento destes 40 anos, passaram pelo desenvolvimento das tecnologias produzidas pela Mesal, que hoje está presente em mais de 30 países.

Em 2008, mais um momento simbólico. A franca expansão dos negócios da empresa fez com que ela buscasse soluções para que a organização da empresa acompanhasse a evolução do maquinário produzido por ela. Foi então que a Mesal adquiriu seu primeiro ERP (sigla em inglês para sistema de gestão integrada), trazendo ainda mais profissionalismo a todas as suas ações.

No mesmo ano, a empresa consolidou a atuação no mercado de envase e passou a atuar fortemente na criação de equipamentos para o setor. Em 2010 iniciava a produção de paletização e movimentação de forma exclusiva e customizada, com projetos desenvolvidos pela engenharia da empresa, incluindo as mais avançadas tecnologias disponíveis no mundo.

A essa altura, a empresa já era reconhecida internacionalmente como uma das referências em função do compromisso com a inovação, desenvolvendo soluções sob medida para as indústrias de bebidas e alimentos, que passam a ser marca registrada da empresa. A cada projeto, um novo desafio começava e um novo passo rumo à excelência era dado.

A valorização das pessoas que fizeram e fazem a história da Mesal, reforça o entendimento de que o ser humano é o verdadeiro diferencial de qualquer organização e mantém a empresa em sua trajetória de sucesso. A qualificação dos colaboradores se funde com a vocação inovadora e tecnológica da Mesal, permitindo a aplicação integral dos conceitos de indústria 4.0 e da robotização de processos.

Chegamos aos 40 anos de alma renovada, repletos de novas ideias e planos. Estamos prontos para encarar o futuro de frente, trazendo conosco a maturidade de quatro décadas na criação de máquina e equipamentos.

Nosso maior orgulho é olhar para trás e ver que, ao longo desse período, construímos uma empresa sólida e com um ambiente que permite aos nossos colaboradores sentirem-se seguros e orgulhosos do que fizemos até aqui.

Fica aqui o nosso agradecimento a todos que nos ajudaram a construir essa trajetória. As pessoas são a parte mais importante e que tornaram a construção dessa história possível de ser comemorada, ainda mais em um ano cheio de desafios, como está sendo esse 2020.

MESAL 40 ANOS
DESAFIANDO LIMITES.
 

Veja também

Exportação total em 2020 é recorde e supera 2 milhões de t12/01/21 As exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) atingiram o recorde de 2,016 milhões de toneladas em 2020, crescimento de 8% na comparação com as 1,875 milhão de toneladas verificadas em 2019. Já a receita aumentou 11% na mesma base comparativa, passando de US$ 7,6 bilhões em 2019 para US$ 8,4 bilhões no ano passado. Os dados foram......
Santa Catarina finaliza colheita de milho e tem safra 2016/17 de 3,2 milhões de toneladas24/07/17SC encerra colheita de milho com incremento de 17% na produção Por Editores de CarneTec Brasil em 20/07/2017 Santa Catarina finaliza colheita de milho e tem safra 2016/17 de 3,2 milhões de toneladas. Como maior consumidor de milho do país, o estado comemora o incremento de 17,2% na......
BRF em Lajeado pode retomar vendas de carne suína para China01/12/20 A BRF informou na segunda-feira (30) que sua unidade de produção de suínos de Lajeado (RS) foi reabilitada a exportar para a China. A empresa disse em comunicado que a planta retomará as exportações para a China......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!