22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 16 de Junho de 2021 às 10h25

Regulação de alimentos processados plant based na mira do Mapa

EXPOMEAT 2025 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciou na sexta-feira (11) a Tomada Pública de Subsídios...

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciou na sexta-feira (11) a Tomada Pública de Subsídios sobre a regulação dos produtos processados de origem vegetal conhecidos como plant-based, que ficará disponível por um período de 90 dias, informou o ministério no mesmo dia.
Segundo o Mapa, os produtos plant-based, assim denominados genericamente, referem-se a uma classe de produtos compostos unicamente por matérias-primas de origem vegetal e que buscam espelhar características (organolépticas e nutricionais) de produtos de origem animal existentes.
A demanda por alimentos à base de vegetais tem crescido nos últimos anos e é uma área inovadora, tanto em diversidade de produtos (análogos à base de proteínas alternativas) quanto em empresas que ingressam no setor, conquistando um nicho cada vez maior de consumidores e da fração de mercado de produtos proteicos, continuou o ministério.
Segundo informações do The Good Food Institute (GFI) divulgadas no comunicado do Mapa, estima-se que o mercado global desse segmento atinja entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões até 2035.
“A Tomada Pública de Subsídios é uma ferramenta importante por permitir a participação de todos os envolvidos no processo e por auxiliar na tomada de decisões regulatórias, além de propiciar maior transparência ao processo e buscar conhecer as expectativas dos interessados no assunto”, disse em nota Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa.


Fonte: CarneTec

Veja também

Marfrig planeja duas novas linhas de produção de hambúrgueres em Várzea Grande em setembro18/08/20 A Marfrig, maior produtora de hambúrgueres do mundo, pretende colocar em funcionamento duas novas linhas de produção de hambúrgueres em seu complexo de produção de Várzea Grande (MT) em setembro, disse executivo da empresa em teleconferência com analistas na semana passada. “Nós temos planos, em 2020 e 2021, de seguir investindo capex......
Caminho promissor para a piscicultura04/12/17 A produção de peixes no Paraná ganha mais um incentivo com a redução na carga tributária, além da demanda crescente nos frigoríficos locais; produtor que investir em tecnologia tem tudo para crescer...

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!