22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 03 de Julho de 2018 às 22h59

Santa Catarina quer exportar carne suína para o México

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina informou, por meio de nota à imprensa divulgada no domingo (1º), que o governo...

A Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina informou, por meio de nota à imprensa divulgada no domingo (1º), que o governo e as agroindústrias do estado querem exportar carne suína para o México. Para tanto, o governador Eduardo Pinho Moreira irá chefiar uma missão oficial ao país da América do Norte para dar sequência às negociações e ampliar a presença naquele mercado.

As informações foram confirmadas durante reunião do governo do estado e representantes do setor produtivo de carnes, que trataram também de questões ligadas ao abastecimento de milho e ao fortalecimento do status sanitário e da defesa agropecuária catarinense.

De acordo com a secretaria, Santa Catarina já tem uma sólida parceria com o México no fornecimento de carne de frango e existe o interesse também na compra da carne suína produzida no estado. "Este será mais um mercado exclusivo do agronegócio catarinense, como já acontece com Japão e Coreia do Sul."

Segundo o governador, a conquista desse novo mercado terá impacto direto na suinocultura de Santa Catarina. “Os mexicanos demonstraram interesse em conhecer as plantas frigoríficas instaladas em Santa Catarina. Este é um grande mercado, que vai favorecer a suinocultura catarinense”, disse na nota Pinho Moreira.

Neste mês de julho, uma missão mexicana visitará frigoríficos catarinenses. Posteriormente, representantes do governo do estado, agroindústrias e governo federal irão até o México para dar sequência às negociações.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explicou que o fato de Santa Catarina ser o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação fez com que o mercado mexicano voltasse a atenção para os produtos catarinenses.

“O México importa carne suína dos Estados Unidos e Canadá e busca outros mercados com o mesmo status sanitário. E nós queremos mostrar ao governo mexicano que podemos fornecer carne de alta qualidade com absoluta segurança sanitária”, afirmou.

Coreia do Sul
Em nota separada divulgada na sexta-feira (29), a secretaria da agricultura de Santa Catarina informou que o estado embarcou mais um lote de carne suína para a Coreia do Sul. Na semana passada, a BRF de Campos Novos enviou 25 toneladas do produto para o país asiático.

Esse é o segundo embarque de carne suína com destino à Coreia do Sul e demonstra a evolução das negociações com as empresas catarinenses. Em maio, a JBS da cidade de Seara já havia exportado 50 toneladas de cortes suínos partindo do Porto de Itajaí para atender o mercado sul-coreano.

“Aos poucos, os embarques para a Coreia do Sul começam a crescer e, conforme o previsto, as empresas catarinenses que já atuam naquele mercado com carne de frango expandem seus negócios também para carne suína”, disse o secretário Airton Spies.

Além de BRF e JBS, Santa Catarina possui mais duas empresas autorizadas a exportar carne suína para a Coreia do Sul: Aurora e Pamplona.

Fonte: Carnetec

Veja também

Soluções completas em ergonomia para frigoríficos. Ergomais presente na Expomeat 201908/05/19 A Ergomais é referência nacional no mercado de ergonomia, há mais de 12 anos promovendo soluções completas em prevenção de lesões e doenças laborais. Possui um portfólio com mais de 200 produtos, abrangendo diversas áreas da indústria em especial áreas limpas, com produtos específicos para atender as necessidades deste......
C.Vale comemora 58 anos de fundação expandindo industrialização10/11/21 A C.Vale chega aos 58 anos de existência, no dia 7 de novembro, expandindo o processo de agroindustrialização iniciado em 1997. Depois de se consolidar no segmento frango abatendo 600 mil aves/dia no frigorífico situado em Palotina......
C O M U N I C A D O - Mercoagro transferida para 202104/08/20 A pandemia do novo coronavírus que assola todos os continentes e faz centenas de milhares de vítimas em todos os países alterou profundamente a realidade social econômica do Planeta, exigindo dos Governos e da sociedade civil uma......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!