Os frigoríficos brasileiros com interesse em usar o selo Brazil Agro – Good for Nature, marca criada pelo governo federal para valorizar produtos do agronegócio brasileiro no exterior, deverão estar associados a entidades representativas do setor, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A marca foi lançada no fim de julho e visa agregar valor aos produtos brasileiros, destacando critérios de sustentabilidade, bem-estar animal e qualidade da produção nacional a consumidores internacionais. A intenção é que o selo também possa possibilitar a abertura de novos mercados no exterior.
A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) obteve em 1º de agosto a autorização para que seus associados passem a utilizar a marca para seus produtos, desde que sigam as regras estabelecidas. “A supervisão do uso será da própria entidade”, informou a Abrafrigo à CarneTec.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) informaram que o processo para autorização do uso da marca ainda está sendo definido.
Na portaria do Mapa que institui a marca, publicada no Diário Oficial da União de 9 de julho, foi autorizada a formação de uma comissão que irá tratar de assuntos sobre o selo, composta por integrantes de diversos departamentos do ministério.
Duas reuniões dessa comissão já teriam sido realizadas em julho, segundo dados da agenda do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio no Mapa, Odilson Luiz Ribeiro e Silva.
Por Anna Flávia Rochas em 22/08/2018
Fonte: Carnetec