24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 10 de Outubro de 2022 às 11h46

Novo regulamento para qualidade da carne moída é aprovado

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O novo regulamento técnico para assegurar a qualidade e segurança da carne moída no Brasil foi publicado em portaria no...

O novo regulamento técnico para assegurar a qualidade e segurança da carne moída no Brasil foi publicado em portaria no Diário Oficial da União na segunda-feira (03) (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-sda-n-664-de-30-de-setembro-de-2022-433278402).

O regulamento, que atualiza a Instrução Normativa nº 83/2003, vale para indústrias e estabelecimentos produtores de carne moída registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

O ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída é a carne obtida das massas musculares esqueléticas. A moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos é proibida na composição da carne moída definida pelo regulamento.

Também fica proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

A carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, sendo que cada pacote deverá ter peso máximo de 1 quilo. A porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda.

“É permitido somente o uso da gordura inerente ao corte, utilizado para a produção de carne moída”, segundo o texto da portaria.

Os estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terão prazo de um ano para adequarem-se às condições previstas na portaria.

“Trata-se de atualizações e melhorias diante da modernização dos processos produtivos e dos procedimentos industriais”, disse a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa), Ana Lúcia Viana, em nota divulgada pelo ministério.

A norma ainda estabelece que a carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0°C e 4°C e a carne moída congelada à temperatura máxima de -12°C. O produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura superior a 7°C e deve ser submetido imediatamente ao resfriamento ou ao congelamento rápido.
O Mapa disse que o novo regulamento da carne moída foi elaborado em conjunto com as associações do setor produtivo.

Fonte: CarneTec

Veja também

Mapa prorroga prazo para abatedouro adequar instalações04/08/22 O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou uma nova portaria alterando o prazo estabelecido no art. 59 da Portaria Nº 365, de 16 de julho de 2021, que aprova o Regulamento Técnico de Manejo Pré-abate e Abate Humanitário e os métodos de insensibilização autorizados. Os estabelecimentos de abate registrados junto ao Departamento......
USDA eleva estimativa de exportação de carne bovina brasileira em 202423/01 O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou a estimativa de exportação de carne bovina brasileira em 2024 para 2,97 milhões de toneladas, ante 2,85 milhões de toneladas previstas em outubro, citando forte demanda......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!