24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 25 de Julho de 2023 às 14h02

Projeto inovador para produção de carne bovina de alta qualidade

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) participa de um projeto que avalia a qualidade de carnes de animais F1...

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) participa de um projeto que avalia a qualidade de carnes de animais F1 Nelore Angus, conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Associação Brasileira de Angus, @Tech Tecnologia para Agropecuária, VPJ Alimentos, entre outros, informou a ANCP na quinta-feira (20).

Intitulado “Influência do biotipo maternal e do touro sobre o desempenho, produtividade e qualidade da carne de progênies F1 Angus x Nelore para a produção de carne com alto valor agregado”, o estudo tem o objetivo de avaliar progênies de touros e o impacto da matriz nelore na geração de animais F1 Nelore Angus para produção de carne de qualidade.

Liderado pela pesquisadora associada da ANCP e professora do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, Angélica Pereira, e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ANCP e professor da Unesp, Fernando Baldi, o projeto está em desenvolvimento no Laboratório de Pesquisa em Gado de Corte (LPGC) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP).

Segundo Angélica, trata-se de um projeto inovador que permitirá a geração de informações relevantes para a produção de carne de qualidade, desde o período que se obtém o sêmen, passando pela avaliação do perfil maternal, a recria dessas progênies, o ponto ótimo de negociação ao abate, o processamento das carcaças e a qualidade da carne de forma geral, além da rastreabilidade de toda a cadeia e sua valorização.

A pesquisadora ressaltou que, do ponto de vista técnico, o projeto é importante para a geração de informações para o mercado e também para os criadores associados da ANCP. “Nosso objetivo é combinar e processar todas as ferramentas – nutricionais, de manejo e de genética –, visando a obtenção de produtos cárneos diferenciados e com maior valor agregado no nosso mercado de carnes”, afirmou a docente em nota.



Fonte: Carnetec

 

Veja também

Exportações brasileiras de carne suína crescem 50,4% em junho08/07/20 As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 96,1 mil toneladas em junho, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera em 50,4% o volume embarcado no sexto mês de 2019, com total de 63,9 mil toneladas. Em receita, o desempenho mensal registrou alta de......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!