A BRF S.A. teve um lucro de R$ 137,6 milhões no terceiro trimestre, ante R$ 18 milhões no mesmo período do ano passado, em função dos melhores resultados operacionais e impacto positivo da adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) no resultado financeiro, informou a empresa na noite de quinta-feira (09).
A companhia registrou uma alta de 2,6% na receita líquida, para R$ 8,7 bilhões, e crescimento de 21,3% no EBITDA (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação), para R$ 1,1 bilhão. A margem EBITDA subiu 1,9 ponto percentual (p.p.) em relação ao terceiro trimestre de 2016, para 12,3%.
No Brasil, a BRF verificou aumento de volumes de vendas nas comparações trimestral (+8,8%) e anual (+4,5%), totalizando 539 mil toneladas no terceiro trimestre.
A empresa ganhou 1,3 p.p. em participação de mercado na categoria Pratos Prontos no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre, chegando a 57,2%, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Nielsen. A BRF atribui esse aumento à volta da Lasanha e aos Pratos Prontos da marca Perdigão.
Na categoria Embutidos, a participação de mercado da BRF cresceu 0,8 p.p. ante o segundo trimestre, com impacto positivo da mortadela. Já na categoria Frios, houve uma queda de 0.8 p.p. na participação de mercado, para 54,6%.
A OneFoods, unidade da BRF dedicada aos mercados muçulmanos, registrou crescimento na receita operacional líquida de 23,7% na comparação anual, para R$ 1,9 bilhão, refletindo a consolidação dos resultados da Banvit, maior produtora de aves da Turquia adquirida pela BRF neste ano.
“O sucesso da integração pós-consolidação atrelado às condições favoráveis de demanda e preço proporcionaram resultados acima do esperado, reafirmando o acerto da aquisição”, informou a BRF.
A operação turca da BRF teve margem EBITDA de 23% no terceiro trimestre, acima de sua média histórica.
A Divisão Internacional da BRF, que congrega operações na Ásia, Europa/Eurásia, África e Américas, teve queda de 9,6% na receita líquida, para R$ 2,3 bilhões.
Houve queda de volumes de vendas em todas as regiões, com exceção das Américas, onde o volume de vendas subiu 22% para 16 mil toneladas no terceiro trimestre ante igual período do ano passado.
Na região do Cone Sul, a receita líquida da BRF somou R$ 459 milhões, queda de 3,5% ante o terceiro trimestre do ano passado.
Fonte: Carnetec