23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 23 de Julho de 2018 às 23h12

Exportação de carne bovina pode ter recorde em julho, consumo interno lento

EXPOMEAT 2027 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal As exportações brasileiras de carne bovina poderão registrar um resultado recorde em julho, ultrapassando 150 mil toneladas,...

As exportações brasileiras de carne bovina poderão registrar um resultado recorde em julho, ultrapassando 150 mil toneladas, se o ritmo atual dos embarques se mantiver até o fim do mês, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgados na quinta-feira (19).

Até a segunda semana de julho, o Brasil exportou 73,2 mil toneladas do produto, superando as 54,4 mil toneladas embarcadas em junho, quando o setor ainda sofreu reflexos da greve dos caminhoneiros em maio.

Isso representa uma média de 7,3 mil toneladas de carne bovina por dia até a segunda semana de julho, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços compilados pelo Cepea.

A forte alta nas exportações pode estar atrelada à greve dos caminhoneiros no final de maio, que impediu que muitos caminhões chegassem aos portos, atrasando o escoamento das cargas para os meses subsequentes, escreveram pesquisadores do Cepea em nota.

Consumo interno
Já no mercado interno, a demanda pela proteína bovina está fraca, segundo o Cepea.

Os preços de proteína animal subiram após a greve dos caminhoneiros em maio e junho, reduzindo a atratividade do produto para os consumidores.

O dispêndio dos consumidores no município de São Paulo com carnes subiu 7,79% em junho, ante maio, refletindo essa alta nos preços, segundo índice calculado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA). O acém foi um dos itens com maior alta, de 5,76%.

Apesar dessa alta, o índice de preços de carnes do IEA em São Paulo subiu apenas 0,02% no acumulado do primeiro semestre, inferior à inflação de 1,23% medida no período.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: Carnetec

Veja também

Exportações catarinenses de carne suína para China crescem 116% no ano13/03/20 Desde o início do ano, Santa Catarina enviou 38,6 mil toneladas de carne suína para a China, um crescimento de 116,4% em relação ao primeiro bimestre de 2019, informou a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC na sexta-feira (06). China e Hong Kong responderam por 68,2% das receitas catarinenses com exportação de carne suína......
Aurora Coop é a melhor cooperativa do agronegócio09/12/21 Considerada o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes e uma das maiores cooperativas de alimentos do Brasil, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) é a vencedora do 17º prêmio Melhores do Agronegócio......
Abate de suínos e de frangos cresce no primeiro trimestre de 202126/05/21 No primeiro trimestre de 2021, o abate de suínos alcançou 12,53 milhões de cabeças. O número representa um crescimento de 4,9% na comparação com o mesmo período de 2020 e de 0,2% na......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!