
Uma missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visita países na Ásia e a Arábia Saudita, entre os dias 16 de setembro e 1º de outubro, visando ampliar e manter o comércio de carnes, segundo informações divulgadas pelo ministério na sexta-feira (14).
No Vietnã, o Mapa buscará negociar a ampliação do número de plantas frigoríficas habilitadas a exportar carnes ao país asiático, informou o Mapa em nota.
Em Hong Kong, as autoridades brasileiras farão rodadas de negócios com representantes do órgão governamental sanitário local Centre for Food Safety (CFS) e com empresários, apresentando o potencial brasileiro para fornecimento de proteína animal e o sistema de rastreabilidade e certificação implantados no país.
O Brasil está negociando um novo protocolo sanitário com Hong Kong, que é o maior mercado consumidor de carnes brasileiras no exterior.
Na China, o Brasil vai reafirmar o seu status de livre de febre aftosa com vacinação e a ausência de casos do mal da vaca louca. O governo brasileiro quer fechar uma data para a próxima missão da China ao Brasil para a habilitação de novos estabelecimentos exportadores de carnes bovina e de aves ao país asiático.
Já na Arábia Saudita, que confirmou no mês passado a exigência do fim do atordoamento elétrico de aves antes do abate, o governo brasileiro buscará mostrar aos sauditas o “cuidado com as exportações destinadas àquele mercado”, que é o maior importador de carne de frango do Brasil.
Fonte: Carnetec