22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 20 de Outubro de 2021 às 15h45

Novo guia visa ajudar varejistas a monitorar origem da carne bovina

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O programa Boi na Linha, desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) em parceria com...

O programa Boi na Linha, desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), lança nesta quinta-feira (14) uma ferramenta para ajudar varejistas a monitorar seus fornecedores de carne bovina produzida na região amazônica, evitando compras de produtos irregulares.

O Guia para a Elaboração da Política de Compras de Carne Bovina do Varejo foi realizado em parceria com o Carrefour, GPA, Assaí e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), segundo nota divulgada pelo Boi na Linha na quarta-feira (13).

O guia é um passo a passo para o desenvolvimento de políticas de compras com critérios que impeçam a aquisição de carne bovina produzida em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia, que utilizem trabalho escravo ou que tenham outras irregularidades ambientais e sociais.

Os varejistas terão acesso a uma lista de acordos que devem ser respeitados como o Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia, o Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável, assinado entre o MPF e a Abras em 2013, e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne Legal, assinado por diversas empresas frigoríficas desde 2009.

O guia também fornece exemplos de critérios que os varejistas poderão seguir além de aspectos importantes para que a política de controle de fornecedores funcione, como o estabelecimento de metas mensuráveis e factíveis, o engajamento dos fornecedores e a distribuição de responsabilidades entre a equipe.

O guia sugere ainda auditorias que comprovem o cumprimento da política junto aos fornecedores, e a comunicação do status de cumprimento da política de forma transparente aos consumidores.

“O Boi na Linha já conta com o Protocolo de Monitoramento dos Fornecedores de Gado, voltado aos frigoríficos. Agora, com o guia voltado aos varejistas, ajudará a fortalecer mais um elo da cadeia produtiva”, disse a gerente de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora, Isabel Garcia Drigo.

“O próximo passo será engajarmos os principais varejistas que atuam na região amazônica, além de outros de alcance nacional.”

O Imaflora planeja realizar workshops nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso e São Paulo para apresentar o material aos empresários.

Fonte: CarneTec

Veja também

Wangus: duas super-raças em uma para obtenção de um produto premium23/02/21 A origem da raça de gado angus remonta aproximadamente ao ano de 1500, nas cidades escocesas de Aberdeen e Forfar (localizadas no condado de Angus), onde foi comprovada a existência de um gado bovino rústico, sem chifres e de pelagem preta e vermelha. Nos séculos seguintes, devido a importantes características produtivas, a raça foi difundida na Grã-Bretanha, Irlanda,......
Brasil: falta inteligência agrícola04/11/20 Estabelecer regras para evitar que a exportação excessiva – geralmente puxada por situação cambial favorável – crie perigosa escassez no mercado interno será, com certeza, uma reivindicação......
Inspeção mais moderna exige responsabilidade por atos e decisões28/01/19 Nesse sistema cada um terá sua responsabilidade Afirmação foi feita pela ministra Tereza Cristina que também adiantou unificação de câmara setoriais. A ministra da Agricultura, Pecuária e......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!