A BRF anunciou investimento, até o fim de 2021, de cerca de R$ 10 milhões em sua Jornada Commodities 4.0, informou a companhia na quinta-feira (25). O montante está sendo aplicado na atualização de plataformas existentes e na implementação de novas tecnologias com o objetivo de garantir a rastreabilidade dos grãos adquiridos pela empresa.
Dessa forma, a BRF afirma avançar no compromisso de mapear a procedência de 100% dos grãos da Amazônia e do Cerrado até no máximo 2025, bem como no cumprimento de sua Política de Compra de Grãos Sustentáveis.
Esse investimento é parte dos R$ 700 milhões que serão direcionados para iniciativas de transformação digital da BRF pelos próximos quatro anos. A evolução da Jornada Commodities 4.0, aliada à Política de Compra Sustentável de Grãos, é parte importante dos esforços da empresa para que se torne net zero até 2040, incluindo suas operações e a cadeia produtiva, disse a BRF em nota.
A nova política estabelece os procedimentos de compra com todos os parceiros, principalmente aqueles que estão localizados próximos a áreas de alta vulnerabilidade social e ambiental, com risco de desmatamento.
Para cumprir com essas diretrizes, a BRF conta com uma plataforma tecnológica que integra processos que envolvem a rastreabilidade dos produtos e analisa a origem dos grãos adquiridos, trazendo mais transparência, assertividade e agilidade aos processos de compra por conectar os produtores diretamente à companhia. Antes mesmo de dar início às negociações, é possível identificar os que estão em linha com os compromissos de sustentabilidade da empresa.
“Oferecemos soluções cada vez mais integradas, inteligentes e práticas para fortalecer a conexão com nossa cadeia de produção, agregando valor com tecnologia, informação e sustentabilidade. É importante acrescentar que essa ferramenta evolui diariamente a partir dos dados coletados, para que possamos garantir a rastreabilidade de toda a cadeia, de ponta a ponta”, disse o diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF, Gilson Ross, na nota.
Ao identificar parceiros em desacordo com as políticas estabelecidas, a empresa notifica e orienta os produtores para garantir a origem dos grãos adquiridos pela companhia.
A Jornada Commodities 4.0 conta ainda com um smart center em Curitiba (PR). Nessa estrutura, a empresa utiliza monitoramento geoespacial, big data e inteligência artificial para acompanhar toda a sua cadeia de fornecimento.
“A tecnologia é uma das frentes estratégicas desta jornada e uma alavanca para a companhia alcançar resultados cada vez melhores. Dentro de uma visão integrada, estamos conectando do grão à mesa com o uso de novas tecnologias, cumprindo o propósito inovador da BRF”, disse o diretor de Tecnologia da BRF, Antonio Carlos Cesco.
Fonte: CarneTec