24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 27 de Fevereiro de 2023 às 11h48

Conheça o processo de produção do Presunto Tipo Parma no Brasil

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A BRF desenvolve o Presunto Tipo Parma no Brasil desde 1979, tendo como inspiração os processos de produção da...

A BRF desenvolve o Presunto Tipo Parma no Brasil desde 1979, tendo como inspiração os processos de produção da Itália. Localizada em Concórdia (SC), a unidade produtora foi estrategicamente construída de forma isolada, cercada de árvores e distante dos demais procedimentos, assemelhando-se às fábricas italianas.

O Presunto Tipo Parma é produzido com métodos artesanais de mais de 2 mil anos. É composto apenas de pernil e sal, sem conservantes, glúten e lactose, e se diferencia, entre outros fatores, por seu longo tempo de maturação.

Depois de pronto, destaca-se pelo vermelho brilhante e pelo sabor marcante. “Trata-se de um presunto muito saboroso, delicado e com características nutricionais únicas, como o alto teor de proteína”, disse em nota Ivomar Oldoni, diretor de Corporativo de Inovação e Excelência (Ciex) Agropecuária da BRF.

Do campo à mesa
Para a produção do Presunto Tipo Parma são utilizados suínos do cruzamento das raças large white e landrace, além da raça duroc, que melhoram as características do presunto, como a gordura subcutânea e o marmoreio. Esses animais são direcionados a produtores integrados criteriosamente selecionados pela BRF e recebem alimentação diferenciada para favorecer a melhor proporção de carne e gordura no pernil.

Já na unidade da BRF de Concórdia, os pernis passam pelo processo de salga e, posteriormente, iniciam o processo de repouso e pré-maturação em câmara com ambiente controlado (temperatura e umidade), um período que dura 180 dias. Depois desses seis meses, os pernis são submetidos a aplicação de camada de gordura e passam por um processo de desidratação lenta, chamada de maturação, que pode levar de 4 a 9 meses.

“Nota-se que o processo para alcançar o melhor resultado é longo e exige paciência. O tempo médio da produção do Presunto Tipo Parma pode chegar a 15 meses, dependendo do tamanho do pernil”, explicou Oldoni.

Ao final do período ideal de secagem, o alimento é testado e verificado. Caso alcance os padrões de qualidade, o Presunto Tipo Parma é cuidadosamente embalado e destinado a venda, que pode ser tanto para o consumidor final quanto para o food service.

Linha Speciale
O resultado desse longo processo é o Presunto Tipo Parma da Sadia Speciale, linha de produtos premium da Sadia, marca mais valiosa do país e Top of Mind 2022. O presunto está disponível fatiado e desossado, oferecendo experiências gastronômicas para transformar qualquer ocasião em um momento especial.
Todas as informações sobre Sadia Speciale podem ser encontradas no site dedicado da linha: www.sadia.com.br/speciale. Lá, ainda estão disponíveis receitas variadas para uma infinidade de ocasiões.

Fonte: CarneTec

Veja também

Investimento e pesquisa em carne cultivada avançam na América Latina23/09/22 Conheça as iniciativas brasileiras para produção de carne cultivada, envolvendo grandes empresas, universidades e institutos A indústria de carne cultivada passa por um momento de franca expansão, com o número de players no setor se tornando cada vez maior. Atualmente, são cerca de 70 empresas e startups no mundo todo, e é esperado que essa tendência......
A SELOVAC estará presente na EXPOMEAT em novembro27/07/21 Há quase 50 anos pioneira e lider no mercado brasileiro de máquinas para embalagem a vácuo e termoformadoras, a Selovac destaca-se pela qualidade e atendimento. Com vasta diversidade de modelos e aplicações, as......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!