23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 30 de Outubro de 2024 às 14h20

Exportações da piscicultura nacional foram 174% maiores no terceiro trimestre

EXPOMEAT 2027 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O principal destino do peixe exportado pelo Brasil continua sendo os Estados Unidos Além de crescimento no volume financeiro, houve...

O principal destino do peixe exportado pelo Brasil continua sendo os Estados Unidos

Além de crescimento no volume financeiro, houve aumento na quantidade de produtos exportados pelo setor entre julho e setembro de 2024 comparando-se com o mesmo período do ano passado



Crescimentos de 174% no valor financeiro e de 158% na quantidade de produtos exportados. Os números se referem à piscicultura brasileira no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023 e atestam o crescimento do setor no país. Foram U$ 18,5 milhões e 4 mil toneladas exportadas entre julho e setembro para diferentes países. Esses e outros dados estão disponíveis no mais recente informativo Comércio Exterior da Piscicultura.

Já é a 19ª edição do boletim, que a cada trimestre divulga e analisa os dados referentes às exportações e importações da piscicultura brasileira. Elaborada pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), a publicação tem acesso gratuito e conta com a parceria da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR). O link para a edição do terceiro trimestre de 2024 é este..

A tilápia permanece como, além do peixe mais produzido, o mais exportado pelo Brasil. Entre julho e setembro, foram mais de U$ 18 milhões envolvidos, crescimento de 173% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Para se ter uma ideia da relevância da tilápia, a segunda espécie mais exportada, o curimatá, envolveu U$ 146 mil. E o tambaqui, espécie nativa brasileira mais produzida, ficou em terceiro lugar nas exportações no período analisado pelo boletim, movimentando U$ 108 mil.

Outra constância nas análises é em relação ao destino das exportações da piscicultura brasileira, com os Estados Unidos na liderança. No terceiro trimestre de 2024, foram para o país 92% (em valores financeiros, U$ 17 milhões) do que o Brasil exportou no setor. Muito distantes, ficaram Canadá, Japão e China, com 2% cada. Como previsível, para todos esses países a espécie mais exportada foi a tilápia. Para o Canadá e o Japão, foi a única espécie exportada no período.

O produto de tilápia mais exportado foi o filé fresco ou refrigerado, responsável por U$ 12 milhões das exportações da piscicultura brasileira entre julho e setembro deste ano. São 174% a mais do que o movimentado por essa categoria no mesmo período de 2023. Já há dois anos, as exportações desse produto têm continuamente crescido e se destacado, sobretudo pela entrada no mercado dos Estados Unidos.

Em termos de valor por kg, é o produto de tilápia mais valorizado, alcançando U$ 7,89 no terceiro trimestre de 2024; no ano passado, no mesmo período, o valor era de U$ 6,99. Portanto, é a categoria com maior valor agregado e, em termos de volume financeiro, a mais exportada pelo Brasil. Essa junção ajuda a explicar o mais recente crescimento das exportações da piscicultura brasileira.

Paraná e São Paulo foram responsáveis, juntos, por 95% das exportações do setor no terceiro trimestre de 2024. O primeiro, com U$ 10,7 milhões ou 59% do total movimentado, e o segundo, com U$ 6,5 milhões ou 36% do total movimentado. Em ambos os estados, o produto mais exportado foi o filé de tilápia fresco ou refrigerado.

Fonte: Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Veja também

Lar Cooperativa diz que 1º tri de 2025 foi o melhor de sua história23/04 A Lar Cooperativa registrou neste ano o melhor primeiro trimestre de sua história, segundo o presidente da cooperativa Irineo da Costa Rodrigues em programa de rádio da Lar na quarta-feira (16). Os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre foram apresentados em reunião do Conselho de Administração, mas os números consolidados ainda não foram......
Abertura do mercado no Butão para carne bovina brasileira21/02 Abertura do mercado no Butão para carne bovina brasileira O governo brasileiro informa a aceitação, pelas autoridades sanitárias do Butão, do modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!