A inclusão de seis novos países no bloco BRICS a partir de 2024 trará oportunidades para a indústria de carne bovina de Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Cabe destacar que a inclusão dos novos países não traz reflexo imediato nas exportações de proteína bovina pelo estado, mas é uma grande oportunidade de impulsionar as relações comerciais e negociações futuras, considerando o objetivo do bloco de promover a cooperação mútua entre os países integrantes”, disse o Imea em relatório.
O grupo BRICS, que já é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou no fim de agosto a decisão de convidar outros seis países para integrar o bloco: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã.
De janeiro a julho, as exportações de carne bovina de Mato Grosso para países do BRICS somaram 187,82 mil toneladas em equivalente carcaça, gerando receita de US$ 710,03 milhões. Considerando os novos países que poderão integrar o bloco no ano que vem, o volume somou 230,33 mil toneladas, equivalente a 70,45% das exportações de carne de MT.
Fonte: Carnetec