A Arábia Saudita liberou a habilitação para que o Brasil exporte caprinos para o país, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro na segunda-feira (31).
“Com a medida do governo saudita, estabelecimentos interessados em comercializar a produção de caprinos [carnes de bode e de cabra] para a Arábia Saudita devem buscar a habilitação junto ao Mapa”, disse o Mapa em nota.
A liberação ocorreu após reunião do ministro Carlos Fávaro com representantes do Ministério de Meio Ambiente, Águas e Agricultura (MEWA) daquele país.
O Brasil é o 21º produtor de caprinos do mundo, com um rebanho de aproximadamente 11,3 milhões, concentrado principalmente no Nordeste do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.
Durante a missão do governo brasileiro ao país, Brasil e Arábia Saudita também decidiram formar um grupo de trabalho para a estruturação de parceria em um programa de produção sustentável de alimentos desenvolvido pelo Mapa, que visa à conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis.
O Mapa disse que também realizou as tratativas para a regionalização do protocolo de influenza aviária de alta patogenicidade, em caso de detecção de focos em granjas comerciais. O ministério não deu mais detalhes sobre essa negociação.
Fonte: Carnetec