O ministro Carlos Fávaro anunciou na semana passada que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) irá dedicar esforços para expandir o mercado de carnes para a União Africana, informou o Mapa no sábado (24). A declaração ocorreu em fala durante evento em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso.
Fávaro explicou que a abertura de novos mercados gera demanda para exportação de produtos, abre novos negócios e reflete de forma positiva na economia brasileira. “A pessoas me perguntam 'o que isso muda na minha vida?’. Quando você abre um mercado, o emprego acontece, as oportunidades acontecem. É um momento de muita satisfação", disse o ministro em nota.
As exportações brasileiras do agronegócio nacional para a África atingiram o montante de mais de US$ 10 bilhões em 2023, um aumento de cerca de 8% em relação ao ano anterior.
A iniciativa anunciada pelo Mapa parte de um pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que identificou a oportunidade comercial com a região durante os encontros bilaterais com líderes dos países africanos, na viagem realizada neste mês.
Em conversa com jornalistas em Asis Abeba, na Etiópia, o presidente Lula destacou a importância histórica e econômica da relação do Brasil com o continente africano. “Nós temos que ter uma relação preferencial (...) porque o continente africano é um espaço extraordinário de futuro para quem acredita que o Sul Global vai ser a novidade do século 21 na nova economia mundial.”
A União Africana (UA) é uma organização internacional que representa 55 países africanos (fonte: Wikipédia).
Por Editores de CarneTec Brasil
Fonte: Carnetec