22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 23 de Novembro de 2022 às 11h00

México abre mercado para carne suína do Brasil

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Plantas de SC são habilitadas; próximo passo é acrescentar PR e RS, novas áreas reconhecidas pela OMSA como livres de...

Plantas de SC são habilitadas; próximo passo é acrescentar PR e RS, novas áreas reconhecidas pela OMSA como livres de aftosa sem vacinação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio feito na segunda-feira (14) pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, sobre a abertura do mercado do México para a carne suína do Brasil, informou a entidade no mesmo dia.

As habilitações são das plantas frigoríficas do estado de Santa Catarina que, à época da solicitação de acesso às autoridades mexicanas, era a única região brasileira reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de aftosa sem vacinação.

A publicação da autorização foi feita na segunda-feira (14) pelo Senasica – órgão equivalente ao ministério da agricultura brasileiro, responsável pelo controle da produção, importação e exportação de alimentos no México.

A abertura, na visão do presidente da ABPA, Ricardo Santin, representa uma das mais importantes conquistas para a cadeia exportadora de proteína animal do Brasil.

“O México é, historicamente, um dos três principais destinos das exportações globais de carne suína, com volumes próximos a 1 milhão de toneladas. Falamos de aproximadamente 10% do trade global. A abertura é parte das medidas tomadas pelo governo mexicano para o controle inflacionário e das ações do Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] e do MRE [Ministério das Relações Exteriores] brasileiros no sentido de ampliação dos acessos de nossa proteína. Neste contexto, o Brasil reforça a sua posição de apoio às nações para a segurança alimentar e para a oferta de alimentos”, disse Santin em nota.

De acordo com o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, as exportações brasileiras deverão ser direcionadas aos processadores mexicanos, evitando concorrência com a produção local de suínos.

“Vamos atuar em complementaridade à produção mexicana de suínos. Exatamente neste sentido, envidaremos esforços para ampliar a habilitação para plantas das novas áreas reconhecidas pela OMSA como livres de aftosa sem vacinação, como Rio Grande do Sul e Paraná, ampliando ao máximo a capacidade de fornecimento de produtos brasileiros à população do México”, disse na mesma nota o diretor da ABPA.

No mês passado, o México detectou o primeiro caso de gripe aviária H5N1 (altamente patogênica) em seu território, o que certamente vem acarretando problemas para a produção local de outra proteína, a de frango, uma vez que são recomendados sacrifícios de aves, quarentena e outras medidas.

Fonte: CarneTec
 

Veja também

Evento de inauguração da nova sede e comemoração dos 20 anos da marca12/12/22 Aconteceu no dia 22 de Novembro às 16h a solenidade de inauguração da nova sede da Tesla Soluções, no novo endereço da empresa, na Av. Nereu Ramos, 3400, Líder. Estavam presentes os sócios Lenoir Carminatti, Ivolnei Bodaneze, Audieri Bittencourt, Tarcio Moresco, Alexandre Basei, Emerson Nogueira Putton, fornecedores, clientes, familiares e amigos. Na......
GESTÃO OPERACIONAL JUNTO A CADEIA PRODUTIVA DA CARNE BOVINA BRASILEIRA03/07/18 Você profissional que trabalha junto ao negócio carne bovina no Brasil, precisa entender de forma simples, clara e objetiva quais são as mudanças que vem acontecendo nos últimos anos junto a gestão do negócio e......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!