Diversas informações que impactam nas atividades do cooperativismo paranaense estão concentradas no documento “Perspectivas de Mercado”, divulgado nesta semana pela Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec). A publicação traz dados sobre economia, agronegócio, comércio exterior, clima, política e saúde, focando as principais questões que estão sendo discutidas no momento, tanto em âmbito nacional como internacional, com o propósito de fornecer uma ampla visão sobre os diversos cenários, visando auxiliar os profissionais do setor e as lideranças do cooperativismo na tomada de decisões.
Síntese - O documento inicia com uma síntese das projeções para este ano. De acordo com a edição referente ao mês de janeiro, a expectativa é de aumento de 4% no PIB mundial em 2021. Mas, segundo análise dos profissionais da Ocepar, as incertezas permanecem no mercado global. Outro destaque é a vacinação contra a Covid-19, que iniciou em várias partes do mundo, com avanço mais acelerado nos países desenvolvidos. No Brasil, a atividade econômica deve melhorar em 2021, como reflexo da vacinação, juros baixos e crescimento global. O documento destaca ainda que a inflação deve continuar avançando, da mesma forma que a dívida pública segue preocupando o mercado, mas deve reduzir nos próximos anos.
Agro - Em relação ao setor agropecuário, o documento da Getec destaca o aumento de 17% no Valor Bruto da Produção (VBP) em 2020 e a projeção de mais uma safra de grãos recorde no país, que deve atingir 264,8 milhões de toneladas na safra 2020-2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Também ressalta que as exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 100,8 bilhões em 2020 e que as cooperativas paranaenses exportaram US$ 4,4 bilhões, o que equivale a quase 34% das exportações do agronegócio paranaense no ano passado.
Dados – Após o resumo, o informe “Perspectivas de Mercado”, segue com dados mais detalhados sobre a atividade econômica no Brasil e no mundo, vacinação, inflação, taxa de juros, câmbio, eleições do novo presidente da Câmara dos Deputados, safra de grãos, prognóstico de clima, Valor Bruto da Produção Agropecuária, exportações do agronegócio, além de mercado de carnes (frango e suínos) e leite.