Antenada aos movimentos de mudança no cenário da inovação global, que cada vez mais promovem a integração entre startups e empresas, a Pif Paf Alimentos lançou seu programa de inovação aberta, o Inovecom Pif Paf, informou a empresa na segunda-feira (29).
Para a largada inicial, a Pif Paf – que completou 54 anos em agosto e está entre as maiores indústrias de alimentos do Brasil, segundo rankings da Forbes e do Valor Econômico – lançará um desafio no mercado, voltado para startups que apresentem soluções de eficiência produtiva e energética para a empresa.
De acordo com o diretor de Estratégia, Inovação e Transformação Digital da empresa, Antônio Minier, o programa Inovecom marca a estreia da companhia nessa modalidade de inovação aberta, pela qual grandes empresas abrem as portas para startups interessadas em testar e escalar soluções, em ambientes de operação de grande volume produtivo.
“O projeto Inovecom Pif Paf Alimentos é um marco para nós, uma iniciativa muito relevante e integra um movimento irreversível, pois quando conectamos as duas pontas – grande empresa e startups – estamos criando um terreno de oportunidades para gerarmos valor para ambos os envolvidos. Quem não procura abrir as portas para inovar, atualmente, perde competitividade muito rápido. E vem muita coisa boa por aí. Inovação é um valor para nossa empresa e este projeto faz parte do protagonismo que queremos alcançar dentro do ecossistema”, disse Minier em nota.
EFICIÊNCIA PRODUTIVA E PERFORMANCE ENERGÉTICA
O primeiro desafio Inovecom Pif Paf Alimentos, focado na eficiência produtiva, otimização da produção e performance energética, busca soluções tecnológicas inovadoras que poderão ser aplicadas em diversas plantas industriais da companhia, para: realização de medições on-line e em tempo real de indicadores de apontamento de produção; eficiência energética em processos industriais; performance de maquinário; rendimento nos processos de queima em caldeiras de biomassa; temperaturas na cadeia de refrigeração.
“Lançar este projeto de inovação é um desafio também para uma indústria tradicional como a nossa. Temos ampliado esforços de inovação em diferentes perspectivas. Então, nada mais natural do que interagir com startups e desenvolver soluções tecnológicas, acompanhando o movimento brasileiro e internacional de encontrar respostas e soluções feitas a quatro mãos. Este é o caminho das empresas que querem se manter perenes em seus negócios, com competitividade, protagonismo e presença no mercado”, disse o diretor de Estratégia, Inovação e Transformação Digital.
Inscrições - As inscrições para a primeira edição do Inovecom Pif Paf Alimentos foram abertas na segunda-feira (29) e serão encerradas em 26 de setembro. O processo será feito on-line, de forma objetiva, por meio do preenchimento dos dados no link: www.pifpafalimentos.com.br/inovecom.
Para se inscrever, a empresa já deve estar em operação e com soluções sendo implementadas. “Após a primeira seleção das startups, serão feitas provas de conceito, fase de testes, validação de hipóteses, para verificar se a tecnologia apresentada será capaz de solucionar os problemas da indústria e se é viável escalar a solução em todos os locais que podem recebê-la”, finalizou Antônio Minier.
Fonte: CarneTec