Os colaboradores da BRF da unidade de Lajeado e da fábrica de rações em Arroio do Meio, na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, foram estimulados a criar projetos com foco na economia de água potável, informou a companhia na sexta-feira (07). Por meio de um concurso, foram premiadas as melhores ideias.
Entre as diferentes propostas recebidas, a vencedora (equipe na foto abaixo) foi um plano voltado à redução de consumo de água na sala de miúdos do frigorífico de aves utilizando a ferramenta de melhoria contínua PDCA (sigla em inglês para Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Ao final do trabalho, o ganho estimado é de 2 milhões de litros de água/mês.
“Como empresa global, temos a responsabilidade de promover o uso sustentável dos recursos naturais em cada unidade e em toda a nossa cadeia de valor. Contamos com norma corporativa específica, além de atuar na conscientização. A sustentabilidade está em nossa essência e as ações para preservação da água, recurso escasso e fundamental, refletem a nossa preocupação com as pessoas e com o planeta”, explicou a diretora de Sustentabilidade da BRF, Mariana Modesto, em nota.
Entre os critérios avaliados no concurso estão, por exemplo, a inovação, o volume de redução e a possibilidade de replicar o projeto em outras unidades. A ideia é engajar os colaboradores em algo relevante não apenas sob a ótica da empresa, mas da comunidade também.
Mais economia: degelo de estocagem e retenção de água
O segundo lugar no concurso foi para um projeto da área de Supervisão de Utilidades. O grupo focou no degelo de estocagem do frigorífico de aves, com uma proposta de ação que pode gerar redução de 483 mil litros/mês.
A terceira proposta escolhida veio da área de Supervisão de Manutenção da fábrica de rações de Arroio do Meio. Com a criação de um dispositivo para retenção de água desenvolvido pelos colaboradores, a fábrica evitará o desperdício de 12 mil litros de água em cada teste, eliminando assim um desperdício anual de 624 mil litros.
Os três projetos começarão a ser desenvolvidos neste ano de 2022, segundo a empresa.
“O concurso integra as iniciativas internas de buscar soluções que reduzam o consumo de água dentro dos processos e está alinhado com as metas globais da companhia. Já adotamos metodologias de melhoria contínua e criamos esse desafio para que as equipes trouxessem novas oportunidades ainda não mapeadas”, disse o gerente da unidade, Paulo Lesskiu, no mesmo comunicado.
A planta já se destaca na economia do uso do insumo com diferentes ações de reúso e uso racional do insumo, tendo criado em 2021 o grupo Guardiões da Água. Assim, a unidade já havia priorizado ainda mais o uso de água potável apenas onde é necessário e passou a identificar alternativas para o reúso a ser adotado. A partir de mudanças em tubulações, por exemplo, se conseguiu ampliar o reúso, diminuindo a necessidade de captação externa.
“Hoje, já utilizamos apenas 10% da água captada e os 90% restantes nós devolvemos para a natureza com qualidade igual ou superior ao captado”, acrescentou Lesskiu.
Tanto o envolvimento dos colaboradores na busca por melhorias quanto o reforço da importância das ações contribuem para a continuidade do programa. Para a companhia, estar atento às oportunidades de economia e uso racional da água deve ser compromisso de todos.
Equipe vencedora idealizou ação que pode gerar economia de 2 milhões de litros de água por mês (Fotos: Divulgação/BRF)
Fonte: CarneTec