A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) foi vencedora na categoria “Controle de Poluição” da 24ª edição do Prêmio Fritz Muller, com o projeto de modernização das estações de tratamento de efluentes líquidos, em um investimento de mais de R$ 40 milhões. Os resultados foram anunciados na semana passada pelo governo de Santa Catarina por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O presidente Neivor Canton celebrou conquista, observando que “o prêmio expressa o compromisso da Aurora Coop com a defesa ambiental, a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva”. Enfatizou que “os postulados do cooperativismo, os valores defendidos pela Aurora Coop e a agenda ESG que a empresa adota estão em plena sintonia com os princípios da filosofia que inspiraram o Prêmio Fritz Muller”.
Um dos mais respeitados eventos ambientais do país, o prêmio homenageia o naturalista alemão Fritz Muller, colonizador de Blumenau (SC) e conhecido como O Príncipe dos Observadores. Müller ganhou renome internacional por ter colaborado com a teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin.
Criado em 1982, pela Fatima (hoje, IMA), órgão estadual ambiental catarinense, o prêmio objetiva estimular o processo de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. É um instrumento de reconhecimento a instituições de pesquisa e ensino, ONGs ambientais, empresas públicas e privadas, pesquisadores e pessoas que se destacam na preservação do meio ambiente.
A Aurora Coop investiu mais de R$ 40 milhões na implantação e modernização das estações de tratamento de efluentes de três das suas maiores plantas industriais de aves e suínos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A instalação dessas estações marcou a história da cooperativa com avanço tecnológico e adoção de novos conceitos que devem ser replicados em futuras instalações, segundo a empresa. Parâmetros de lançamento mais restritivos do que os previstos em lei, uso de tecnologia importada, automação, redução de gases de efeito estufa e reuso do efluente na própria estação reforçam, nestes projetos, importantes valores da Aurora Coop como ética, qualidade, confiança e sustentabilidade.
Esses projetos além de controle da poluição, tratam de desenvolvimento sustentável, associando atividades econômicas importantes para a região com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.
Os projetos dessas unidades tiveram início em 2019 e finalizaram em 2022, mostrando resultados excelentes: maior eficiência, rigoroso controle operacional, flexibilidade operacional, redução da área ocupada e melhoria significativa e satisfatória dos resultados do efluente tratado, informou a Aurora Coop.
O projeto foi implantado num primeiro momento no Frigorífico Aurora Chapecó/SC I (2019), seguido dos Frigoríficos Aurora Erechim/RS I e II (2020) e, por fim, no Frigorífico Aurora Guatambu/SC(2022).
Aurora Coop foi vencedora na categoria “Controle de Poluição” com o projeto de modernização das estações de tratamento de efluentes líquidos (Divulgação/Aurora Coop)
Fonte: Carnetec