22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 24 de Setembro de 2021 às 16h17

ABPA reforça campanha total de prevenção no setor após registro de PSA no Haiti

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) colocou o setor em campanha total de prevenção à peste...

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) colocou o setor em campanha total de prevenção à peste suína africana (PSA) em território nacional, após a notificação das autoridades sanitárias do Haiti sobre a ocorrência da enfermidade em seu território, informou a entidade na segunda-feira (20).

Localizado na ilha de Hispaniola – segunda maior ilha das Grandes Antilhas –, o Haiti divide o território insular com a República Dominicana, que no fim de julho informou a ocorrência da doença.

Apesar da localização insular das duas nações – o que reduz o risco de contaminação por vias terrestres, a exemplo do que ocorre na Europa e Ásia –, a ocorrência mantém em apreensão todas as nações das Américas, segundo a ABPA.

No Brasil, setores públicos e privados se engajaram em diversas iniciativas focadas na prevenção. Via ABPA, uma intensa e extensa campanha multilíngue (em português, inglês, francês, crioulo e espanhol) está em curso nas redes sociais, na comunicação interna das empresas produtoras e fornecedoras da cadeia produtiva, e nas mais diversas vias, incluindo stakeholders e outras organizações.

Ao mesmo tempo, por meio do Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (Gepesa) da ABPA, foram integrados esforços para reforço junto ao governo federal pela intensificação da defesa sanitária.

“O Ministério da Agricultura se adiantou à pauta e intensificou a inspeção nos principais portos [e aeroportos] de entrada do país, impedindo a entrada de produtos cárneos. Indo além, o Mapa estabeleceu uma legislação ainda mais restritiva à entrada destes produtos, assinou um convênio interpaíses de emergencialidade para a prevenção de PSA e instalou uma campanha nacional que ampliou a conscientização, em um esforço que contou com a ABPA, os auditores fiscais e outras entidades do setor”, disse em nota Sulivan Alves, diretora técnica da ABPA.

Ao mesmo tempo, avaliou a dirigente, a América Latina também entrou em estado de atenção por meio do grupo #TodosContraLaPPA, com intercâmbio de informações e esforços de 21 associações de 18 países do continente latino-americano, em uma grande campanha continental.

De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, desde as primeiras ocorrências globais da enfermidade, na Ásia, a ABPA tem liderado junto às agroindústrias do setor a instituição de planos de prevenção de contingência para blindar o setor produtor e exportador de carne suína do Brasil.

“Embora os cuidados estejam intensificados sobre esta doença, nada mudou e seguimos nas mesmas condições de antes, livres da enfermidade. Nosso objetivo é preservar o rebanho e, indo além, o papel econômico e social do setor produtivo como gerador de empregos, divisas e segurança alimentar para o país. Não estamos poupando esforços para preservar o nosso status sanitário. E sempre é bom lembrar que a doença não tem impacto sobre a saúde humana”, disse Santin na mesma nota.

A ABPA lembrou ainda que o Brasil é livre de PSA há quatro décadas – o último foco da enfermidade registrado no país ocorreu no início da década de 1980.

Saiba mais sobre os cuidados preventivos no site: www.brasillivredepsa.com.br

Fonte: CarneTec

Veja também

Mundo quer mais frango! Produção deve crescer em 2017 e Brasil sai na frente03/11/16 As previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) demonstram uma expansão global no consumo de carne de frango em 2017. Segundo os pesquisadores, a estimativa é de aumento de ao menos 1% na produção global. E o Brasil, segundo a pesquisa, terá forte participação nesse crescimento. A estimativa é que haja um incremento de 3,5% na......
Aurora adquire frigoríficos e marcas da Cotrel em Erechim por R$108 mi08/03/17 A Aurora Alimentos comprou as unidades frigoríficas da Cooperativa Tritícola Erechim (Cotrel), em Erechim (RS), por meio de uma aquisição judicial direta avaliada de R$108 milhões, informou a empresa em comunicado na......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!