
O Brasil exportou 219 mil toneladas de carne bovina em fevereiro, um recorde para o segundo mês do ano e alta de 7,5% ante igual período de 2024, segundo a Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). A receita com os embarques somou US$ 1,04 bilhão, 16,5% acima da registrada em fevereiro do ano passado.
No primeiro bimestre, o Brasil exportou 428 mil toneladas, um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento subiu 13,9% para US$ 2,04 bilhões, impulsionado por alta de 8,8% no preço médio dos produtos exportados.
“Seguimos ampliando a diversificação das exportações, garantindo um crescimento sustentável para o setor, sem descuidar do abastecimento interno”, disse o presidente da Abiec, Roberto Perosa, em nota divulgada na segunda-feira (10).
“As vendas externas representam cerca de 30% da produção nacional e complementam o mercado interno, permitindo que a indústria aproveite melhor cada corte, ajustando o mix de produtos e atendendo às demandas específicas de mais de 150 mercados.”
A China, principal destino da carne bovina brasileira, comprou 94,44 mil toneladas da proteína em fevereiro. O segundo principal destino, Estados Unidos, importou 26,94 mil toneladas. Outro destaque foi o México, sétimo maior comprador da carne bovina brasileira, com 4,42 mil toneladas importadas em fevereiro, um avanço de 41% em relação a janeiro.
Fonte: Carnetec
Por Anna Flávia Rochas