A BRF teve um lucro líquido de R$ 754 milhões no quarto trimestre de 2023, revertendo um prejuízo de R$ 956 milhões no mesmo período de 2022, segundo informações do comunicado de resultado da companhia divulgado na noite de segunda-feira (26).
O bom desempenho das vendas dos portfólios de produtos comemorativos e regulares da BRF, a recuperação do preço da proteína in natura de frango no mercado doméstico e a queda do custo de consumo de grãos contribuíram para o resultado da empresa no quarto trimestre.
No mercado internacional, a recuperação do preço da proteína in natura foi responsável pelo retorno da margem Ebitda (lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação) de duplo dígito (11,1%) no trimestre.
“Registramos crescimento da rentabilidade com recuperação relevante dos preços em todas as geografias”, disse o presidente da empresa, Miguel Gularte, em comunicado.
A BRF retomou exportações para o Reino Unido no quarto trimestre e conquistou 66 novas habilitações ao longo de 2023 para novos destinos na América Latina, Ásia, Europa e África.
A empresa fechou o acumulado de 2023 com prejuízo de R$ 1,87 bilhão, reduzindo as perdas de mais de R$ 3 bilhões registradas em 2022.
A receita líquida da empresa caiu 2,3% no quarto trimestre, para R$ 14,4 bilhões, e ficou praticamente estável no acumulado do ano, a R$ 53,6 bilhões.
O Ebitda ajustado das operações continuadas subiu 76,3% no quarto trimestre para R$ 1,9 bilhão.
No ano, o Ebitda aumentou 14,8% para R$ 4,7 bilhões, e a margem Ebitda ficou em 4,4%, ante 9,6% em 2022, impactada pela sobreoferta de frango nos mercados globais.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: Carnetec