22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 13 de Dezembro de 2023 às 10h18

Com Cingapura, 4 países adotam pre-listing para exportações de carnes em 2023

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Cingapura é o quarto país a aprovar o processo de pré-listagem brasileiro para plantas frigoríficas neste ano, o que...

Cingapura é o quarto país a aprovar o processo de pré-listagem brasileiro para plantas frigoríficas neste ano, o que agiliza o processo de habilitação de unidades produtoras para exportação ao país, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O Mapa informou na sexta-feira (8) que Cingapura aprovou o processo de pré-listagem para exportação de carnes bovina, suína, ovina e de frango in natura e processadas.

Com a aprovação do processo de pré-listagem, o Mapa passa a ser o responsável por habilitar os frigoríficos aptos a exportar a Cingapura, com base nas empresas que já fazem parte do Sistema de Inspeção Federal (SIF). Anteriormente, a habilitação era realizada individualmente, com análise documental das autoridades do país asiático.

Além do país do Sudeste Asiático, a pré-listagem também já foi aprovada neste ano por Reino Unido, Chile e Cuba, segundo a ABPA.

“Há um sólido aumento na adoção de pre-listing para as exportações brasileiras. Este é um reconhecimento importante à credibilidade de nosso sistema e do nosso país quanto à preservação de processos, o atendimento aos critérios e a elevada qualidade da produção e da inspeção, permitindo avanços sem precedentes nas exportações do país”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.

“É, também, o resultado de um amplo trabalho estratégico do Ministério da Agricultura, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, para a abertura e ampliação de novos mercados para o país.”

A aprovação do pre-listing permite que mais empresas brasileiras acessem o mercado da Cingapura.

O país é o quinto principal destino da carne suína brasileira em 2023, com 57,9 mil toneladas entre janeiro e novembro, gerando receita de US$ 148 milhões, e o 11º maior importador da carne de frango do Brasil, com 121 mil toneladas nos 11 primeiros meses do ano, a US$ 264,8 milhões, segundo dados da ABPA.

“Cingapura é um mercado estratégico e de alto valor agregado para a proteína animal do Brasil. Esperamos ganhar ainda mais competitividade por lá, ampliando o número de players que atuarão nas exportações”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua.

No caso da carne bovina, Cingapura importou 18,3 mil toneladas nos 11 primeiros meses do ano e foi o 16º principal importador do produto brasileiro neste ano, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).



Por Anna Flávia Rochas em 12/12/2023
Fonte: Carnetec

Veja também

O mapa das tendências de consumo para proteínas em 202423/12/23 O ano de 2024 promete ser um período de recorde no consumo de proteína animal. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo de carnes bovina, suína e de aves per capita deve chegar em 104,9 kg/habitante/ano no Brasil, 2,3 kg a mais que o registrado em 2023. Diante de boas perspectivas para o setor, a SEE, indústria líder em embalagens e dona da......
Conheça o aplicativo da Bumerangue!18/08/20 O pioneirismo está no DNA da Bumerangue, e por isso, é com imensa satisfação que a empresa apresenta o primeiro aplicativo voltado para o nosso setor de atuação para smartphones, o aplicativo da BUMERANGUE! Com......
Cenário segue favorável à pecuária bovina no Brasil19/01/21 A oferta de gado para abate no Brasil não deverá ser melhor em 2021 do que foi no ano passado, fator que, aliado a uma demanda firme da China pela carne brasileira, deverá continuar a oferecer sustentação à arroba no......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!