EXPOMEAT
de 15 a 17 de Março de 2022

Das 14h às 20h
Pavilhão de Exposições Anhembi

Notícias

Postado em 14 de Outubro às 14h48

Dália Alimentos recebe Selo Gestão do Alimento Seguro e já está habilitada a exportar ao Japão

Notícias do Setor (668)
EXPOMEAT 2022 - lll Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A unidade frigorífica de frangos da Cooperativa Dália Alimentos, localizada em Arroio do Meio, recebeu o Selo Gestão do...

A unidade frigorífica de frangos da Cooperativa Dália Alimentos, localizada em Arroio do Meio, recebeu o Selo Gestão do Alimento Seguro, emitido pela Certifee, empresa especializada em projetos de consultoria, auditoria e treinamento que envolve a produção primária, o transporte de alimentos, a indústria, os serviços de alimentação e a distribuição.
A auditoria ocorreu na sexta-feira, dia 1º de outubro, e reuniu todos os programas de autocontrole e qualidade executados na planta industrial. A equipe de trabalho da Dália Alimentos, responsável por aplicar estes programas, foi capacitada pela Certifee com o objetivo de avaliar todos os controles de qualidade desenvolvidos.
Estando em total conformidade, a Dália Alimentos foi autenticada com o Certificado de Conformidade GAS+2: Gestão de Alimento Seguro, estágio que atende às normas legais vigentes no Brasil para as Boas Práticas de Fabricação (BPF), exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de requisitos do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), com base na FSSC 22000.
A FSSC 22000 é uma ferramenta internacional para o alinhamento global dos padrões de segurança dos alimentos, visando melhoria na eficiência de custos em toda a cadeia de fornecimento. É reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), pautada em normas ISO para avaliação e certificação do sistema de gestão da segurança de alimentos em toda a cadeia produtiva. A FSSC 22000 utiliza os padrões existentes ISO 22000, ISO 22003 e especificações técnicas para os Programas Pré-requisito (PPR’s).
Durante a auditoria foram avaliados os Programas de Pré-requisitos (PPR), que consistem em condições básicas e necessárias dentro da organização e ao longo da cadeia produtiva a fim de manter a segurança dos alimentos, bem como o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ambos visando o controle para que o alimento chegue com segurança até o consumidor final.
Conforme a gerente da Divisão Controle da Qualidade, Ivane Giacobbo, a certificação ratifica os controles de qualidade realizados pela cooperativa, além de abrir novos mercados para exportação. “As auditorias são de extrema relevância para que o nosso frigorífico esteja habilitado para exportar carne de frango a um número maior de destinos, como o Vietnã, por exemplo, país que já estamos em tratativas. Nesta semana fomos informados que a planta conquistou a habilitação para exportar ao Japão. Isso comprova que a Dália está atendendo às demandas solicitadas e em plena conformidade com os padrões nacionais e internacionais em termos de controles de qualidade”, comemora.
Cabe salientar que, desde 2020, o frigorífico da Dália Alimentos possui a certificação Halal, assegurando que os produtos estejam em linha às exigências do mercado muçulmano e em conformidade com as rígidas normas de higiene, rastreabilidade e em consonância às regras islâmicas. O produto já foi exportado à África do Sul e a países da Lista Geral por possuir o abate 100% Halal.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Veja também

Exportações brasileiras de carne bovina sobem 9,7% em junho, aponta ABIEC07/07 As exportações brasileiras de carne bovina registraram incremento de 9,7% no mês de junho em comparação a maio, de acordo com os dados divulgados pela Secex e compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Ao todo, foram embarcadas 164.332 mil toneladas de carne bovina em junho ante 149.850 toneladas em maio. Em receita, o......

Voltar para Notícias (pt)