No primeiro semestre de 2021, a Danfoss, entre as líderes em fornecimento de tecnologias e soluções para setores como refrigeração, ar condicionado, aquecimento e automação industrial, entre outros, aumentou suas vendas para 3,3 bilhões de euros – um crescimento de 18% em moeda local. A multinacional dinamarquesa obteve um grande crescimento em todas as regiões, apesar de algumas partes do mundo ainda serem afetadas pela pandemia da covid-19. A empresa deu continuidade a expressivos investimentos em inovação (P&D), representando 4,7% das vendas. Ao mesmo tempo, a Danfoss apresentou um aumento de 45% nos lucros operacionais com o Ebitda de 449 milhões de euros, lucro operacional que superou o forte nível do primeiro semestre de 2019, antes da pandemia. O lucro líquido aumentou 74%, totalizando 286 milhões de euros.
“Estou muito orgulhoso de apresentar os melhores resultados em um semestre em toda a nossa história. Registramos lucratividade e fluxo de caixa em nível recorde. Em um momento em que os efeitos das mudanças climáticas estão aumentando, de acordo com o relatório de mudanças climáticas recentemente publicado do IPCC, a Danfoss está assumindo a liderança na transformação em direção a um futuro neutro em carbono. Nossa inovação e recursos dedicados a P&D e nossas soluções de eletrificação e eficiência energética prontas para uso estão permitindo a transição verde”, disse em nota Kim Fausing, presidente e CEO da Danfoss.
“Com esses resultados realmente positivos, estamos prontos para o segundo semestre. É muito bom fechar a aquisição da Eaton Hydraulics e dar as boas-vindas a nossos novos 10 mil colegas. Acabamos de começar nossa jornada juntos, duas equipes talentosas e altamente competentes unindo forças para se tornar um parceiro de tecnologia ainda mais forte para nossos clientes e distribuidores”, complementou Fausing.
“Como outras empresas no mundo, vimos desafios em nossa cadeia de suprimentos devido a atrasos na logística, escassez de componentes eletrônicos e aumentos de preços de frete e matérias-primas. Em todos os nossos negócios, continuamos a fazer tudo o que podemos para atender nossos clientes e garantir o mínimo de impacto. Quero agradecer a todos os colaboradores da Danfoss pelo excelente trabalho em equipe e resiliência que demonstram ao enfrentar os desafios da pandemia. Estou muito orgulhoso de como continuamos a manter a saúde e a segurança em primeiro lugar para proteger nosso pessoal, comunidades e clientes, ao mesmo tempo em que asseguramos nossa estratégia de crescimento”, finalizou o presidente e CEO da Danfoss.
Panorama de 2021
Sem contar a aquisição da Eaton Hydraulics, a Danfoss espera continuar a expandir ou manter sua participação no mercado, enquanto mantém ou melhora a lucratividade mensurada em relação ao nível de 2020, seguindo com investimentos contínuos no desenvolvimento de novos produtos e soluções.
Levando em consideração as vendas adicionais antecipadas da Eaton Hydraulics após o fechamento da aquisição, a Danfoss espera um aumento significativo nas vendas do grupo para o ano de 2021. A expectativa é de que a lucratividade seja impactada pela alocação do preço de compra, depreciação e amortização e custos de integração relacionados à fusão com Eaton Hydraulics. A aquisição foi financiada com dívidas e resultará em aumento das despesas financeiras.
A Danfoss continua o trabalho para tornar sua sede de 250 mil m² em Nordborg, Dinamarca, neutra em emissões de CO2 em 2021 usando eletricidade verde. O planejamento é de cobrir a demanda de aquecimento por meio de sistemas de energia distrital neutros em CO2. Isso será feito por meio da utilização de calor excedente de data centers e outras operações e instalando bombas de calor para cobrir a demanda de aquecimento restante, com aplicação de soluções da própria companhia.
A Danfoss informou ainda que está comprometida em descarbonizar suas operações globais até 2030.
Fonte: Carnetec