As exportações de carne de frango in natura caminham para um novo recorde mensal, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).
Em 12 dias úteis, o país embarcou 256,6 mil toneladas do produto, ou 21,4 mil toneladas por dia. O volume representa altas de 34% sobre agosto e de 40,5% frente a setembro do ano passado.
Caso o ritmo seja mantido, o volume poderá chegar a 470 mil toneladas e superar o patamar observado em julho de 2018, o maior até agora, quando foram exportadas 463,1 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Mercado interno
No mercado interno, no entanto, vendedores de carne de frango baixaram os preços para tentar estimular os negócios na segunda metade de setembro, mas a comercialização perdeu força nos últimos dias, diz o Cepea, em nota.
O indicador da instituição para o frango congelado, com base no Estado de São Paulo, recuou cerca de 3%, com o quilo do produto cotado a R$ 8,25 ontem. Tradicionalmente, a primeira metade dos meses concentra as compras devido ao pagamento de salários da população..
Apesar do movimento, vendedores consultados pela instituição se disseram otimistas, indicando que o volume de negócios continua satisfatório.
Fonte: Valor Econômico