O Brasil exportou, nos primeiros cinco meses do ano, quase 800 mil toneladas de frango halal para países árabes e de origem muçulmana, informou nesta sexta-feira a certificadora Cdial Halal, com base em dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em nota, a empresa comenta que os embarques para a Arábia Saudita, apesar dos embargos a algumas empresas do País, cresceram 57% em maio na comparação anual.
“O mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. Precisamos de uma agenda positiva e traçar novas estratégias de cooperação para continuar com nossas exportações", afirma o gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahinea.
Os dados citados pela empresa apontam que os principais destinos do produto halal neste ano foram a Arábia Saudita, com 206.926 toneladas; os Emirados Árabes, que compraram 117.138 toneladas; Iêmen, com 48.885 toneladas; Líbia, que adquiriu 39.127 toneladas; e o Kuwait, responsável por 36.086 toneladas no acumulado de 2021.
"O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados)", acrescenta a empresa, que é a única certificadora halal da América Latina reconhecida pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC).
Fonte: Broadcast Agro
Por Julliana Martins