24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 10 de Novembro de 2022 às 14h36

Grupo BTZ embarca 60% de sua produção de frango para o Oriente Médio

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Os países árabes não são apenas importantes parceiros comerciais do Brasil, também se tornaram o principal...

Os países árabes não são apenas importantes parceiros comerciais do Brasil, também se tornaram o principal mercado para o grupo BTZ, fundado em 1992 na cidade paranaense de Jaguapitã. A empresa, que exporta para mais de 50 países, destina hoje 60% de sua produção de frango para o Oriente Médio, informaram o grupo e a certificadora CDIAL Halal em nota compartilhada na quinta-feira (03).

O diretor comercial e industrial do grupo BTZ, Thiago Costa, explicou que a empresa visualizou o potencial desse mercado e, em 2006, obteve a certificação halal, que tornou o BTZ apto para essa exportação.

Hoje, o grupo possui quatro unidades de aves, sendo duas delas já certificadas e uma terceira em processo de certificação. “Temos perspectiva de também certificar a planta de industrializados para exportar salsichas de frango e nuggets e a unidade de bovinos”, revelou o executivo na nota.

Segundo Costa, há algumas particularidades para exportação a esses mercados: o produto embarcado, em geral, para o Oriente Médio é composto por cortes e frango desossado. “Além disso, (...) as aves que serão destinadas à Arábia Saudita devem ser alimentadas com ração composta exclusivamente por ingredientes vegetais”, explicou.

Potencial enorme
Os embarques de frango halal do Brasil têm acumulado resultados positivos. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Kuwait foi um dos destinos com aumento nas compras do produto nacional nos nove meses iniciais de 2022, com alta de 40,6% em receita na comparação anual. Em volume, esse aumento foi de 12,4% no período.

“O potencial para as empresas brasileiras nas exportações de carne de frango é enorme. Apesar de sermos o maior exportador de proteína halal do mundo, a demanda nesses países é grande e tende a crescer – a previsão para o mercado halal é atingir US$ 5,74 trilhões até 2024. Com a confiabilidade que o Brasil conquistou junto ao consumidor muçulmano, as empresas podem ter muitas oportunidades de conquistar e crescer neste mercado”, disse o diretor de Operações da CDIAL Halal, Ahmad M. Saifi.

As empresas
O grupo BTZ iniciou suas atividades com a empresa JaguaFrangos, a principal marca de aves, que permanece até hoje e faz parte do conglomerado. A JaguaFrangos foi fundada em 1992 em Jaguapitã (PR) pelos irmãos Sidnei Donizete Bottazzari e Paulo Sérgio Botazzari com apenas 50 colaboradores e com abate de mil aves/dia. Atualmente, o grupo BTZ tem um faturamento e R$ 3,1 bilhões/ano, com produção de 310 mil toneladas/ano. Conta com 7.198 colaboradores.

No Paraná, possui unidades industriais em Jaguapitã, Arapongas, Rondon (aves); Nova Prata do Iguaçu (industrializados) e Santa Fé (gado). Em Santa Catarina, está em Xanxerê (suínos) e Ipuaçu (aves). Possui ainda quatro fábricas de ração, uma fábrica de farinha e óleo, matrizeiros, incubatórios e transportadoras. Seus centros de distribuição estão localizados em Rolândia (PR) e São Paulo.

Exporta próximo a 100 mil toneladas/ano para mais de 50 países, sendo aproximadamente 60% de frango para o Oriente Médio (Arábia Saudita, Emirados Árabes, Qatar, Oman, entre outros), além de África do Sul, Coreia do Sul, Albânia, Hong Kong, Argentina, Uruguai e demais destinos.

Atualmente, a empresa conta com diversas marcas em três segmentos (aves, bovinos e suínos) com produções independentes.

Já o CDIAL Halal é a certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua, segundo a certificadora. "Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Cingapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe)."

Fonte: CarneTec

Veja também

BRF renova certificações da linha Sadia Bio09/11/20 A BRF e produtores rurais de Lucas do Rio Verde (MT) receberam, mais uma vez, a certificação da empresa WQS, selo que confirma a não utilização de antibiótico promotor de crescimento ou terapêutico durante a criação de frangos. O número de aves beneficiadas por esse projeto é de 20 milhões/ano. "Essa auditoria é um......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!