Trabalhando ininterruptamente desde 1924, a pequena fábrica de gelo tornou-se um consolidado Grupo Global provendo equipamentos e soluções com tecnologia de ponta para o setor do Frio.
O Grupo Mayekawa está comemorando 100 anos de atividades ininterruptas no setor do frio. Com dez fábricas ao redor do mundo, 100 escritórios e mais de 5 mil colaboradores diretos, o Grupo Mayekawa foi fundado em 1924, em Tóquio, Japão, por Kisaku Maekawa (sem o y mesmo), que iniciou o seu negócio com uma pequena fábrica de gelo batizada de Mayekawa & Co. O acréscimo do y tem vários significados, um deles “de frente para o rio” vai ao encontro coincidentemente à sua localização às margens do Rio Yamazaki, na capital japonesa.
Para celebrar o seu centenário, o Grupo Mayekawa desenvolveu uma comunicação especial, através de sua logomarca, que marca bem esta data : “A logomarca do centenário será usada por todas as filiais do Grupo durante todo este 2024”, anuncia a coordenadora de Marketing Latam, Caroline Rosa, que comunica algumas outras ações para este ano “Além disso, como cada filial desenvolverá a comemoração dos cem anos de acordo com o seu mercado, aqui no Brasil, além do lançamento de novos produtos, planejamos contar a história da empresa em dez capítulos, um por mês a partir de março, mês de aniversário do Grupo. Mas não é só: para chegarmos a cem anos tivemos que ter muito comprometimento com a sociedade e com os seus clientes, por isso, ao longo desse ano teremos alguns lançamentos de equipamentos e também a chegada de novas tecnologias”, antecipa Caroline.
O Grande Salto - Desde o início, suas atividades seguiram num crescente, com alguns progressos e inovações. Porém, um dos primeiros marcos da companhia data de 1958, quando a Mayekawa já uma fabricante de câmaras frias passou ao patamar de indústria, produzindo sua própria linha de compressores do tipo alternativo. Três anos depois, em 1961 nasce a marca Mycom, nome dado à uma linha de compressores, cujo sucesso foi tamanho, que até hoje a empresa também é reconhecida por este nome. Aliás, aquele também foi o ano que marcou o reconhecimento ao Grupo Mayekawa, por outros países, principalmente por conta da entrega de 156 unidades de compressores de refrigeração para uma instalação frigorífica na ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Para se ter uma ideia, naquela época, a produção anual da Mayekawa era de 50 compressores, com isto em quase um ano a empresa mais que triplicou sua quantidade produtiva. Marcando, assim, um grande salto de crescimento para a empresa no horizonte global.
Em 1963, a Mayekawa apresenta ao mundo o primeiro sistema de resfriamento de recirculação de bomba de amônia líquida, instalado no Japão para armazenamento refrigerado de 7 mil toneladas, o que foi considerado um feito há época.
Sempre em expansão, a Mayekawa segue inovando propondo ao mercado do frio novas tecnologias e soluções, levando a companhia a abrir a sua primeira filial fora do Japão, no ano seguinte: a Mayekawa México.
Do Japão para o Brasil - Em 1968, a companhia aportou no Brasil, onde se estabeleceu, de início, no centro da cidade de São Paulo, na Rua Maria Paula. A subsidiária brasileira é tida hoje como uma das mais importantes do Grupo Mayekawa na América Latina. Isso porque o Japão logo entendeu que o País se apresentava de um mercado abrangente e próspero, tanto que já em 1971 foi importado do Japão a primeira unidade Chiller do mercado brasileiro, com compressor parafuso. Anos mais tarde, em 1996 - a multinacional japonesa realiza os primeiros projetos no mercado de cerveja e bebidas, com sistema indireto NH3 / Solução. Até aquele momento, só havia sistema direto de amônia. Na década da Sustentabilidade, iniciada pela realização da Eco 92, no Rio de Janeiro, o Grupo Mayekawa cria o sistema chamado “Natural Five”, em que são usados cinco fluídos refrigerantes naturais: amônia, dióxido de carbono, água, hidrocarbonetos e ar. Eles são aplicados até hoje em sistemas de aquecimento, secagem, abastecimento de água quente, ar-condicionado, refrigeração e congelamento.
Futuro - 100 anos. Um século. Quantos acontecimentos o mundo viveu: guerras mundiais, progresso nos transportes, revoluções industriais, descobertas científicas, avanços tecnológicos, transformações culturais, aumento substancial da expectativa de vida de sua população entre tantos outros inúmeros cenários. E a Mayekawa foi avançando também: se transformando, transpondo barreiras e ofertando ao mundo equipamentos e tecnologias que fazem a diferença na conservação nas áreas de alimentos, bebidas, saúde, petroquímica, de pesca; entre tantas outras. O nosso compromisso é com a qualidade e a tecnologia, no sentido da inovação a fim de desenvolver soluções que contribuam significativamente para a sociedade. Este é o DNA do Grupo Mayekawa, que se perpetua através de gerações, pensando sempre, num futuro melhor para o mundo.
Projetos Mundiais - Presente em cinco continentes, o Grupo Mayekawa conseguiu destaque mundial ao fabricar e participar de grandes projetos de engenharia, tais como:
Petróleo & Gás: No Brasil, o segmento da química da Mayekawa vendeu seu primeiro projeto, uma URV (unidade recuperadora de vapor), para a plataforma petrolífera Pampo, que até aquele momento, em 1999, era administrada pela Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A). A venda foi um grande marco para as relações entre as duas empresas.
Refrigeração e aquecimento residencial: Em 2023 a Mayekawa Europa forneceu o sistema de água quente através da sua solução de bombas de calor para cerca de 8 mil residências na cidade de Svendborg, Dinamarca.
Navio de Pesca: Uma união de mais de 30 anos é descrita na relação entre a Mayekawa e o navio de pesca Dutch Harbor, ancorado na região do Alasca, Estados Unidos. A Mayekawa EUA realiza manutenção nos cinco compressores N62B há mais de 30 anos. Construído em 1975, o Dutch Harbor trabalha há mais de 40 anos em sua plena capacidade com os compressores da linha Mycom.
Centro de Distribuição: A Linha Newton foi a escolhida pelo presidente da empresa
ADIB Food, Budi Mulyono para estabelecer e expandir sua cadeia de frio e garantir abastecimento alimentar estável aos mais de 240 milhões de habitantes da Indonésia, - naquela época o país enfrentava uma grave escassez de carne fresca, peixe e vegetais, devido a problemas na logística refrigerado do país.
CO2 Brine: O Grupo Mayekawa se dedicou a desenvolver sistemas de refrigeração indireta que utilizam CO2 Brine para o resfriamento ou congelamento do produto ou para climatização. Neste caso, a carga de amônia é reduzida quando se usa CO2 como fluido refrigerante secundário (Brine), otimizando a eficiência energética e diminuindo o nível de toxicidade, aumentando, assim, a segurança operacional do sistema de refrigeração. Além do Brasil, a multinacional japonesa já aplicou o conceito de CO2 Brine em outros países da América Latina, sendo dois projetos no Equador e um na Argentina. Na Ásia, o Grupo Mayekawa também está presente em mais de 500 instalações de refrigeração industrial utilizando o CO2 Brine.
Bebidas: Outro marco para a história do Grupo foi em 2004, quando a Mayekawa Brasil fez a primeira venda de chillers para a empresa Sorocaba Refrescos, envasadora de uma das principais marcas de bebidas do mundo.
Alimentos e bebidas: Desde 2006, temos orgulho de colaborar com uma das maiores empresas de alimentos e bebidas da Suíça, fornecendo as nossas soluções de refrigeração e sistemas de aquecimento para todas as suas fábricas no Brasil. Já são milhares de unidades vendidas, um marco histórico para o Grupo Mayekawa e para o setor.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mayekawa
@mayekawadobrasil