A BRF vem ampliando a utilização de energia solar em sua cadeia de produção. Atualmente, cerca de 1.500 integrados da companhia já possuem usinas fotovoltaicas em suas propriedades rurais, informou a BRF na quarta-feira (19).
Esse grupo de produtores está tendo uma redução de, em média, 95% no custo do insumo. Segundo a empresa, a utilização de energia 100% limpa representa uma geração estimada de 19.713,75 MWh/mês, equivalente ao consumo de uma cidade de 230 mil habitantes.
“Os produtores são nossos parceiros na missão de levar alimentos de qualidade à mesa dos consumidores, de forma sustentável. Para isso, incentivamos o uso de energia limpa e também apoiamos com conhecimento técnico”, disse em nota Fábio Stumpf, vice-presidente de Agropecuária e Qualidade da BRF.
Os painéis solares homologados pela BRF possuem garantia de fábrica de 12 a 15 anos, de geração de até 25 anos, e inversores homologados entre 15 e 20 anos, o que proporciona uma menor preocupação de trocas ou manutenção dos equipamentos.
Fomentar a produção de baixo carbono é uma das frentes prioritárias do compromisso Net Zero da companhia. “Nosso plano de redução de emissões de gases de efeito estufa inclui toda a cadeia produtiva, por isto estamos sempre buscando as melhores soluções para avançarmos nesta agenda”, disse no mesmo comunicado Raquel Ogando, diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF.
Para incentivar seus produtores integrados a aderir ao maior uso de energia solar, a BRF conta com parcerias com instituições financeiras, que têm por objetivo financiar investimentos na instalação de painéis fotovoltaicos nas granjas dos parceiros.