22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 25 de Outubro de 2023 às 11h02

Japão retira embargo à carne de frango de Mato Grosso do Sul

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAF) retirou na sexta-feira (20) o embargo temporário às...

O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAF) retirou na sexta-feira (20) o embargo temporário às importações de carne de frango e ovos produzidos em Mato Grosso do Sul, segundo comunicados divulgados pelo ministério japonês e pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS (Semadesc).

As compras tinham sido suspensas em 19 de setembro, após o governo brasileiro confirmar um foco de gripe aviária de alta patogenicidade em ave doméstica, de subsistência, em Bonito (MS).

O embargo às importações de aves vivas e pintinhos de um dia continua em vigor.

A Semadesc disse em nota que o mercado japonês representou 19% do total das exportações de carne de frango produzidas em Mato Grosso do Sul até agosto de 2023.

“É o segundo maior mercado depois da China, então caso (o embargo) tivesse continuidade, poderia haver impacto na avicultura do nosso estado. Mas isso não chegou a ocorrer, porque durante esse período, essa produção sul-mato-grossense foi realocada para outros mercados”, disse o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Mato Grosso do Sul exporta 2,5 mil toneladas de carne de frango por mês para o Japão, equivalente a 0,7% do total exportado pelo Brasil mensalmente, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O Brasil continuava livre de influenza aviária de alta patogenicidade, segundo o critério da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), já que o país nunca registrou foco da doença em ave do setor produtivo.



Fonte: Carnetec
Por Anna Flávia Rochas em 23/10/2023

Veja também

Processadoras de carne bovina anunciam investimentos em rastreabilidade durante a COP2807/12/23 A JBS e a Marfrig anunciaram separadamente investimentos para aumentar a rastreabilidade da cadeia produtiva de carne bovina e pecuária sustentável durante a COP28, em Dubai, na semana passada. A Marfrig antecipou a meta para monitorar 100% de sua cadeia de fornecimento de gado, de 2030 para 2025, com investimento de R$ 100 milhões na nova fase do seu Programa Verde+, focado no......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!