O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAF) retirou na sexta-feira (20) o embargo temporário às importações de carne de frango e ovos produzidos em Mato Grosso do Sul, segundo comunicados divulgados pelo ministério japonês e pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS (Semadesc).
As compras tinham sido suspensas em 19 de setembro, após o governo brasileiro confirmar um foco de gripe aviária de alta patogenicidade em ave doméstica, de subsistência, em Bonito (MS).
O embargo às importações de aves vivas e pintinhos de um dia continua em vigor.
A Semadesc disse em nota que o mercado japonês representou 19% do total das exportações de carne de frango produzidas em Mato Grosso do Sul até agosto de 2023.
“É o segundo maior mercado depois da China, então caso (o embargo) tivesse continuidade, poderia haver impacto na avicultura do nosso estado. Mas isso não chegou a ocorrer, porque durante esse período, essa produção sul-mato-grossense foi realocada para outros mercados”, disse o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Mato Grosso do Sul exporta 2,5 mil toneladas de carne de frango por mês para o Japão, equivalente a 0,7% do total exportado pelo Brasil mensalmente, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O Brasil continuava livre de influenza aviária de alta patogenicidade, segundo o critério da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), já que o país nunca registrou foco da doença em ave do setor produtivo.
Fonte: Carnetec
Por Anna Flávia Rochas em 23/10/2023