A JBS espera um cenário de oferta e demanda mais equilibrado para a indústria carne de aves global nos próximos meses, após o excesso de oferta pressionar margens da empresa durante o segundo trimestre, segundo o presidente global da companhia, Gilberto Tomazoni.
“Olhando para o futuro próximo, vemos um cenário com mais equilíbrio na oferta de aves, com potencial positivo para o setor”, disse Tomazoni em teleconferência de resultados na terça-feira (15).
O executivo disse que a indústria global de aves se preparou para aumento no consumo de frango esperado após a pandemia, o que não aconteceu como estimado. “A vantagem do frango é que o ciclo dele é muito rápido, então a indústria consegue se ajustar à demanda num período bem curto”, disse ele.
“O que a gente está vendo agora é que está começando um ajuste na oferta e, ao mesmo tempo, começamos a ver um aumento na demanda. Essas duas forças, que ainda são tênues, juntas passam a ser um bom indicativo de que a gente vai ver um ajuste da demanda no curto prazo.”
A JBS teve um prejuízo líquido de R$ 264 milhões no segundo trimestre, com margens impactadas por reduzida disponibilidade de gado nos Estados Unidos elevando custos e cenário de excesso de oferta de carne de aves no mercado doméstico e global.
Tomazoni disse que as perspectivas positivas da companhia para 2023 começaram a se concretizar no segundo trimestre, com melhora nas margens em relação ao primeiro trimestre deste ano.
A JBS teve margem Ebitda de 5% no segundo trimestre, queda de 6,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado e o dobro da margem registrada no primeiro trimestre deste ano.
A JBS está buscando eficiências nas áreas operacional e comercial para elevar margens em suas unidades de negócios.
Na Seara, Tomazoni disse que a empresa conseguiu capturar um aumento de cerca de 1 ponto percentual na margem Ebitda no segundo trimestre com esse trabalho e tem condições de adicionar entre 3 a 4 p.p. à margem Ebitda com a continuidade desta estratégia no decorrer dos próximos trimestres.
A JBS espera que melhorias operacionais e comerciais em andamento na unidade de carne bovina nos EUA também ajudem a capturar ganhos.
“A gente entende que tem melhorias para fazer dentro de casa”, disse o presidente da JBS USA, Wesley Batista Filho. “Dado o resultado do segundo trimestre, que foi melhor que o do primeiro trimestre, a gente acredita que tem mais alguns pontos de margem de melhora que a gente pode capturar.”
O executivo disse que a empresa avançou em melhorias de eficiência, rendimento e redução de custos na área comercial da unidade de carne bovina nos EUA e espera capturar todos os benefícios do trabalho de eficiência realizado na área industrial até o final do ano.
O cenário de oferta de boi nos Estados Unidos deve continuar desafiador, ficando ainda mais apertado em 2024, com menor oferta em momento de recomposição do rebanho, segundo Batista Filho.
Fonte: Carnetec