A Marfrig começou a usar um software de inteligência artificial (IA) para melhorar a ergonomia nas atividades de seus colaboradores durante o processo produtivo, informou a companhia.
A empresa afirma ser a primeira do setor de carne bovina no Brasil a utilizar IA com essa finalidade. O projeto piloto foi realizado na unidade da companhia em Pontes e Lacerda (MT), em outubro de 2022. Em julho deste ano, a utilização do software foi ampliada para as unidades de Alegrete (RS), Bataguassu (MS), Chupinguaia (RO), Promissão (SP) e Tangará da Serra (MT).
O software, chamado Kinebot, é 100% voltado para ergonomia e avalia o movimento humano durante a realização de tarefas.
O software é operado por um ergonomista e acessado a partir de uma plataforma no computador. A atividade do colaborador é filmada e inserida na plataforma, que avalia cada movimento humano executado. A partir disso, o ergonomista identifica se há presença de risco ergonômico na atividade – como posturas não recomendadas – e propõe melhorias na execução das atividades.
“Normas nacionais e internacionais recomendam parâmetros de amplitudes de movimentos corporais durante o ciclo de trabalho. Por isso, a Marfrig decidiu, com ajuda da Inteligência Artificial, implantar as melhores práticas a fim de tornar a execução do trabalho mais confortável e evitar lesões”, disse a coordenadora corporativa de ergonomia da Marfrig, Joseane Signore, em nota.
Fonte: Carnetec