O estado de Mato Grosso produziu volume recorde de carne bovina primeiro semestre, mantendo a liderança como maior produtor desta proteína do Brasil, segundo boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Em 2023, uma série de fatores convergiu para consolidar sua posição como líder na produção de carne bovina. Um deles foi a inversão do ciclo pecuário, que gerou o aumento no envio de bovinos para abate, e teve impacto significativo na produção de carne”, disse o Imea.
Mato Grosso produziu 715,31 mil toneladas de carne bovina no primeiro semestre deste ano, 15% acima das 620,46 mil toneladas no mesmo período do ano passado.
O consumo médio de carne bovina em MT é 14,19 kg/hab./semestre, sendo necessárias 51,92 mil toneladas de carne bovina para alimentar os 3,65 milhões de habitantes do estado. Assim, MT produziu um excedente de 663,39 mil toneladas, volume direcionado a outros estados ou à exportação.
O volume de carne produzido por MT no primeiro semestre poderia suprir 13,78 vezes o consumo no estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Carnetec