A pandemia da covid-19 provocou mudanças nos padrões de consumo de carnes e consumidores deverão dar mais importância à origem dos produtos no longo prazo, segundo analistas do Rabobank.
“A rastreabilidade, com o consumidor apto a identificar a origem dos alimentos e o modo como estes foram produzidos, deve ganhar ainda mais importância no futuro, principalmente no que diz respeito a aspectos de sustentabilidade”, disse o Rabobank em relatório divulgado na semana passada.
Durante a pandemia, protocolos sanitários tiveram de ser adaptados para minimizar os riscos de transmissão entre funcionários dentro das plantas frigoríficas e das propriedades rurais.
A segurança sanitária na produção dos alimentos continuou no radar dos clientes, afetando temporariamente exportações de carnes produzidas em algumas unidades frigoríficas brasileiras.
Apesar dos desafios, o Brasil continuou ganhando mercados no exterior em 2020. A competitividade das carnes brasileiras aumentou em momento de desvalorização cambial, colaborando para elevar os embarques.
O Rabobank espera que a indústria de carnes brasileira continue a ganhar mercados no exterior, com ampliação dos destinos para exportação reduzindo a dependência de mercados específicos.
“Este cenário deve se manter no futuro e as oportunidades de aumento de produção e produtividade são evidentes tanto por questões climáticas como por competitividade nos custos de produção”, disse o Rabobank.
“O número crescente de novas habilitações para exportação sinaliza não só o esforço do país para ampliar as opções, mas também que o interesse pelas carnes brasileiras está se elevando.”
O Rabobank também espera que o cenário atual possa intensificar o processo de transição para consumo de proteínas alternativas globalmente, principalmente por parte das novas gerações.
“Isso porque o apelo pela produção de carnes de forma mais sustentável e com maiores garantias sanitárias tem sido crescente nos últimos anos, e as indústrias já têm se mobilizado para lançar novos produtos que atendam a esse novo perfil de consumidor, seja através de carnes à base de vegetais ou sintéticas.”
Fonte: CarneTec