22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 20 de Dezembro de 2023 às 15h35

Rússia renova cotas de importação de carnes de aves e bovina

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A Rússia renovou as cotas de importação de 364 mil toneladas para carne de aves com tarifa zero e de importação...

A Rússia renovou as cotas de importação de 364 mil toneladas para carne de aves com tarifa zero e de importação de 570 mil toneladas de carne bovina com tarifa reduzida de 50% para 15%, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro.

A renovação da cota russa para importação de carne de aves com tarifa zero é uma oportunidade de expansão para as exportações de carne de frango brasileira, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“As vendas de carne de frango do Brasil para o mercado eurasiático registraram forte expansão ao longo de 2023 e se espera uma ampliação nesta parceria”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua, em nota.

O Mapa disse que as exportações brasileiras de carnes bovina e de aves para o mercado russo, que somaram US$ 278 milhões em 2022 e representaram 15,4% da pauta de exportação brasileira para o país, continuam a crescer em 2023.

Entre janeiro e novembro, a Rússia importou 43,6 mil toneladas de carne de frango brasileira, alta de 44,2% ante 2022, segundo a ABPA. Essas exportações geraram receita de US$ 81,2 milhões.

A Rússia é o 24º principal destino da carne avícola do Brasil.

“Temos uma longa tradição com o mercado russo em uma relação multiproteínas, que deverá ganhar ainda mais força no próximo ano, reforçando a tendência de incremento já registrado ao longo do último biênio”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Além da cota russa, o Mapa disse que a União Econômica Eurasiática (UEEA) anunciou cotas para importação de 124,5 mil toneladas de carne bovina (exclusivamente para processamento) com tarifa zero, sendo 100 mil toneladas para o mercado russo e o restante distribuído entre os quatro outros países membros (Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão). Essa cota é válida entre janeiro e dezembro de 2024.



Fonte: Carnetec
Por Anna Flávia Rochas em 19/12/2023

Veja também

China abre mercado para 63 indústrias de reciclagem animal brasileira25/04/23 Brasil e China assinaram um novo acordo comercial. Com o sinal verde da China, agora, 63 indústrias de reciclagem animal do país receberam autorização para exportar proteína processada não comestível de aves e suínos, para uso na alimentação animal ao país asiático. Além da fundamental atuação do Governo......
Marfrig e Minerva sobem, JBS cai e BRF mantém posição em ranking da FAIRR12/12/22 A Marfrig e a Minerva Foods melhoraram suas posições no ranking de sustentabilidade da FAIRR Initiative, a BRF manteve-se na mesma posição e a JBS caiu uma, informou o grupo que reúne investidores internacionais nesta......
Faturamento da Copacol cresce 38% cooperando com oportunidades14/02/22 O resultado foi apresentado em Assembleia Geral Ordinária na sexta-feira (28/01), que contou com parecer favorável do Conselho Fiscal e da auditoria externa da KMPG Redação, com informação Copacol 01-Fev-2022......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!