Semestralmente, a Swift realiza o chamado “Mutirão do Descarte” em parceria com a Presence Ambiental e a TerraViva Ambiental, empresas que oferecem a solução do descarte adequado dos materiais. O programa tem como objetivo a destinação correta dos resíduos sólidos gerados nas lojas físicas da marca e atualmente é realizado em 3 de 4 estados que a Swift possui operação: São Paulo, Goiás e DF.
Nas lojas físicas de São Paulo, no primeiro semestre deste ano, foram descartados corretamente 9.530 kg de resíduos, ou seja, aproximadamente 10 toneladas. Nas lojas físicas de Goiás e do Distrito Federal o resultado foi de 240kg de todas os pontos de venda participantes. “O resultado nos surpreendeu positivamente. Realizaremos ações de engajamento e incentivo para termos cada vez mais lojas participando deste programa” destaca Ivo Gonzales, coordenador de Qualidade da Swift.
As empresas parceiras da Swift realizam o descarte correto de 100% dos resíduos sólidos, estando eles classificados em I, IIA ou IIB. De todos os itens descartados pelas lojas físicas, a maior parte de resíduos se resume a arquivo morto, representando 37% do total coletado. Todos os materiais descartados na operação dos pontos de venda da Swift são armazenados e transportados para a fábrica da empresa parceira. Em alguns casos, os resíduos passam pelo processo de descaracterização, o qual são reduzidos em pequenas partículas com auxílio de um maquinário e transformados em biocombustível que gera energia para fornos de cimento. Em outros, ao invés de serem triturados, os resíduos descartados são prensados, sendo transformados em um fardo e encaminhado para a indústria, assim ele volta a ser papel ou papelão.
“A gestão e destinação correta dos resíduos gerados pelas lojas da Swift é imprescindível e importante para diminuir os impactos ao meio ambiente, colaborando para o crescimento da qualidade de vida, saúde pública e bem-estar social” cita Camila Perez, colaboradora da área de Qualidade da Swift.
Devido à recente chegada da operação no Rio de Janeiro, as lojas da região ainda não possuem a quantidade relevante de materiais, porém há previsão de início do programa em 2023.
Você sabe como os resíduos sólidos são classificados?
I – Perigosos ou II – Não perigosos (sendo IIA: Não internes e IIB: inertes). Estão na classe I, os resíduos perigosos que possuem características específicas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade e patogenicidade como é o caso das pilhas, materiais hospitalares, remédios fora do prazo de validade etc. Os resíduos não periogosos são divididos em não inertes e inertes. O primeiro citado, é bem característico do lixo doméstico, sendo materiais que possuem biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água como por exemplo restos de alimentos, madeiras, materiais têxteis, fibras de vidro etc. Já os inertes são materiais que possuem a característica de não se decomporem e/ou sofrerem qualquer mudança na sua composição com o passar do tempo, como por exemplo pedras, areia e sucata de ferro.
Fonte: Swift