22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 27 de Outubro de 2021 às 12h49

Unidade da BRF em GO avança no conceito de Fábrica Inteligente

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A BRF avança em sua Jornada Indústria 4.0 com a modernização da unidade de Buriti Alegre (GO), que passa a operar no...

A BRF avança em sua Jornada Indústria 4.0 com a modernização da unidade de Buriti Alegre (GO), que passa a operar no conceito de Fábrica Inteligente, informou a companhia no último dia 14 de outubro. A atualização teve investimento de R$ 8 milhões e contempla novas tecnologias em automação, sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Analytics. Com isso, as unidades produtivas da empresa ganham em eficiência e redução de custos, disse a BRF.
A companhia desenvolveu duas frentes para a Jornada Indústria 4.0: a Fábrica Digital e a Fábrica Inteligente. A primeira conta com programas – como o Sistema de Excelência Operacional (SEO) digital e a Rastreabilidade Digital –, formulários, dados, controles e exercícios de rastreabilidade que foram totalmente digitalizados, trazendo agilidade para a operação, além de reduzir os custos.
Outra iniciativa é a plataforma padronizada para design e impressão de etiquetas, que atende a padrões internacionais, visa maior segurança na leitura das informações, a partir de código datamatrix, otimizando assim o processo de logística e rastreabilidade.
Na segunda frente de atuação, a Fábrica Inteligente, a unidade passa a contar com gestão on-line dos processos produtivos, com a implantação de IOT's (internet of things), etiquetas RFID (Radio Frequency Identification - Identificação por Radiofrequência), Analytics e integrações com automação e plataforma sistêmica de gestão de fábrica.
“Em Buriti Alegre, demos um passo além com a sensorização e passamos a captar os dados do processo produtivo automaticamente. Com isso, os controles como quantidade, peso e temperatura final do produto são realizados em tempo real, colaborando ainda mais com a qualidade de nossos produtos e para a tomada de decisões com mais agilidade”, disse o gerente de Inovação de Operações da BRF, Carlos Coutinho, em nota.
A companhia também automatizou coletores e câmeras para o apontamento de produção, que acompanha o consumo de matéria-prima, além de controlar e monitorar os lotes de insumos e embalagens. Todas essas soluções ocorrem em interdependência com as outras frentes da cadeia produtiva na integração e disponibilização de dados para uma rastreabilidade inteligente e elevada gestão fabril.
“Nossa Jornada Indústria 4.0 atua nos pilares de eficiência e qualidade. Nosso mapa de evolução para fábricas inteligentes com o Projeto Indústria 4.0 está acontecendo em três unidades piloto: Buriti Alegre (GO), Marau (RS) e Seropédica (RJ), que já nasceu digital, como uma unidade projetada nos conceitos 4.0”, disse o executivo.
A BRF foca em excelência operacional a partir do fortalecimento de sua cultura, com programas e tecnologias que reduzem a ociosidade fabril, maximizam o uso dos ativos da companhia, minimizam perdas, melhoram processos de negociação de insumos, matérias-primas e compras gerais e incorporam conceitos da Indústria 4.0 às unidades e operações.
“Esta jornada é transformadora e considera o sensoriamento em nossas linhas de produção, com dashboards de eficiência que já estão em operação em plataforma com dados real time para visibilidade, contribuindo para tomada de decisões mais ágeis e assertivas no dia a dia da operação. Essas tecnologias levam a companhia para um novo patamar de eficiência operacional e gestão on-line”, destacou o gerente executivo de Tecnologia na BRF, Gilberto Andretta, no mesmo comunicado.
Até 2025, a BRF pretende investir R$ 700 milhões em iniciativas de transformação digital, em linha com a Visão 2030, fortemente apoiada em inovação.

Fonte: CarneTec
 

Veja também

Aurora Coop recebe comitiva do mais exigente mercado para carne suína do mundo05/03 A importadora de carnes do Japão, a NH Foods, e da rede de restaurantes Maisen conheceu, na última semana, duas unidades de processamento de cortes especiais para exportação da Aurora Coop, em Chapecó (SC), informou a cooperativa na segunda-feira (4). O grupo esteve em uma unidade frigorífica de aves e em outra de suínos com a finalidade de acompanhar o trabalho......
Exportação de carne bovina sobe 20% em maio, recorde para o mês23/06/22 O Brasil exportou 181,2 mil toneladas de carne bovina em maio, um recorde para o mês e 20% acima do exportado no mesmo mês do ano passado, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Frigoríficos......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!