09 A 11
DE novembro DE 2021

Das 14h às 20h

Pavilhão de Exposições Anhembi - São Paulo/SP

Notícias

Postado em 12 de Maio às 15h55

A importância do processo fabril e da embalagem na qualidade da carne embalada a vácuo

Notícias do Setor (571)
EXPOMEAT 2021 - lll Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Conheça outras notícias do setor: www.carnetec.com.br Embalagens a vácuo são utilizadas em diversas...

Conheça outras notícias do setor: www.carnetec.com.br

Embalagens a vácuo são utilizadas em diversas indústrias de proteínas como ferramentas essenciais no auxílio à conservação dos produtos comercializados. Com elas, pode-se atingir maior vida de prateleira ou até mesmo evitar perda de produtos, e como consequência, maior segurança alimentar em toda a cadeia produtiva e de distribuição até a chegada do alimento à mesa do consumidor.

O sistema de embalagem a vácuo para carne bovina in naturaenvolve diversos fatores importantes. Entretanto, o processo em si é bem simples: a embalagem com o produto é colocada em um equipamento (foto exemplo VS95TS) que retira ao máximo o ar do pacote e, em seguida, faz a selagem da “boca da embalagem”, o que resulta, portanto, em um produto embalado a vácuo.

A ausência de ar tem como objetivo evitar o crescimento de micro-organismos que se desenvolvem na presença dele. No entanto, para que os pacotes apresentem nível de vácuo correto, é necessário não somente a ação dos equipamentos, mas também o processo operacional envolvido em cada etapa produtiva.

Obviamente, faz-se também necessária a utilização de embalagens funcionais, que possuam atributos para auxiliar na conservação do alimento, tal como barreira a gases, impedindo a entrada de ar através de sua estrutura. O processo operacional relacionado às mesmas, por sua vez, se torna também fator de extrema importância, uma vez que seu uso incorreto pode acarretar limitação das suas funções.

Para atingir um produto final embalado a vácuo com qualidade, a indústria deve se atentar a diversos fatores envolvidos em cada fase da produção, desde resfriamento de carcaças, passando pela desossa, embalagem primária e secundária, até sua estocagem e carregamento.

Mão de obra qualificada, estrutura adequada do frigorífico e gestão da indústria, devem ser levados em consideração para obtenção de carne embalada com qualidade. Como exemplos podemos citar: adequado dimensionamento de embalagens; correto processo de envase do produto; melhor disposição do produto na embalagem e no equipamento de vácuo; setup de nível de vácuo correto; layout de linha de produção que previna problemas; temperatura e umidade baixa da carne; sistema de paletização e estocagem que preservem o produto; análises corretas de causas de reprocesso em linha de produção, etc.

Nesse sentido, torna-se fundamental um bom trabalho de consultoria e análise técnica do processo operacional, feito por meio de relatórios com sugestões de melhorias, treinamentos teóricos e práticos, além do estabelecimento de indicadores para avaliação do processo fabril, entre outros trabalhos realizados durante cada visita técnica. Tudo voltado para a melhoria do processo operacional industrial com consequente redução de reclamações e devoluções por parte dos clientes da indústria frigorífica.

De maneira resumida, além da qualidade da matéria-prima, todos os aspectos envolvidos no processo produtivo dentro da indústria são de extrema importância para a obtenção do produto final com qualidade, e a maneira como a indústria trabalha é fator determinante.

Por Ivan Rossi:

*Ivan Rossi é gerente técnico de Aplicações e Embalagens da SealedAir


 

Veja também

China deve importar mais de 9 milhões de toneladas de carne em 2020, aponta FAO23/06/20 Nas previsões do Food Outlook 2020 da FAO, no decorrer do corrente exercício a China deve importar volume de carnes quase um quarto superior ao importado no ano passado, incremento que corresponde a cerca de 9,325 milhões de toneladas a serem adquiridas externamente. É, também, volume quase 75% superior ao importado em 2017, quando o país ainda não havia sido afetado......

Voltar para Notícias (pt)