Em boletim enviado à imprensa na quarta-feira (19), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) divulgou os resultados de pesquisa que considera inédita para a cadeia produtiva suinícola, realizada pela Kantar Worldpanel com apoio do Sebrae.
O lançamento oficial dos resultados foi feito antes pela associação para a indústria, produtores, governo e varejo, por meio da palestra “Tendências de Consumo no Brasil e Oportunidades para o Mercado de Suínos”, ministrada pela diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar WorldPanel, Tathiane Frezarin, durante o lançamento da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), no último dia 13 de setembro, em São Paulo (SP).
Números
Segundo a pesquisa, 3 em cada 4 lares no Brasil consomem carne suína. Em números, isso significa que a carne suína chega a mais de 40 milhões de casas, com 75% de penetração na cesta de compras dos consumidores. São mais de 430 milhões de toneladas de carne consumidas ao ano, com um retorno de R$ 5,9 bilhões direto do consumidor.
Para a ABCS, esse retrato revela que a suinocultura está no caminho certo, mas que também há muito o que fazer. "A carne suína tem o melhor potencial em relação a seus produtos concorrentes, as outras proteínas. A penetração do produto suíno chega a 75,8% dos lares contra 97,7% do frango, por exemplo. Isso mostra uma excelente oportunidade para a cadeia produtiva suinícola", apontou o comunicado.
A fim de ampliar esses números e explorar todo o potencial da proteína que já é a mais consumida no mundo, a Semana Nacional da Carne Suína, iniciativa da ABCS, em parceira com o Sistema Sebrae, trabalha com um único objetivo: aumentar a presença da proteína na cesta de consumo do brasileiro.
“A pesquisa apresentada é uma confirmação da validade da nossa causa: a carne suína merece mais reconhecimento, a suinocultura mais visibilidade, assim como toda a cadeia produtiva. E a SNCS é a concretização do nosso esforço e dos nossos parceiros em valorizar a proteína no varejo nacional. Essas ações são financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), ao qual sempre convocamos todo o setor a participar”, disse no boletim o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Para o analista da unidade de competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Melo, a importância da pesquisa realizada foi confirmar algumas ideias sobre o grande potencial de consumo da carne suína. “Com a semana, queremos desmistificar preconceitos relacionadas ao seu consumo e nada melhor do que começar pelo varejo brasileiro, focando no seu corpo técnico – açougueiros, nutricionistas, compradores, promotores de venda –, uma vez que eles estão em contato com o consumidor no dia a dia”, disse Melo.
Ainda segundo o representante do Sebrae, com o aumento do consumo, o resultado impacta toda uma cadeia produtiva envolvida. “Ganha o consumidor com uma carne de qualidade, e ganham varejo, frigoríficos, indústria e produtor, uma vez que se aumenta também a comercialização entre os elos.”
Abrangência