22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 07 de Julho de 2021 às 15h36

Aberta consulta pública sobre padronização de 2 formulários para abate de suínos

Notícias do Setor (674)
EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Por meio da Portaria nº 341, a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento...

Por meio da Portaria nº 341, a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), submete à consulta pública pelo prazo de 60 dias proposta de portaria que dispõe sobre informações de dois formulários: "Boletim Sanitário" e "Controle de recebimento de lote de suínos para abate".

A proposta de normativa visa padronizar os formulários e procedimentos a serem apresentados ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) pelos abatedouros de suínos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), informou a secretaria na quarta-feira (30).

Atualmente, segundo a SDA, há 87 frigoríficos registrados sob SIF com abate de suínos, realizando um total de abate de 40,7 milhões de cabeças de suínos por ano.

“A produção de alimentos seguros para o consumidor e a certificação internacional dos produtos de origem animal dependem do controle e obtenção de informações sobre a fase de produção animal”, disse em nota a diretora do Dipoa, Ana Lúcia Viana.

As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da SDA, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/. Para ter acesso ao Sisman, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.

Fonte: Revista Globo Rural

Veja também

Unidade de suínos da BRF em Campos Novos consolida vocação exportadora02/03/21 Como uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF tem unidades-chave para levar a sua produção a outros países. A planta de Campos Novos (SC), que em 2021 completa dez anos de atividade, conquistou esse posto: consolidou-se como uma das principais unidades de exportação do estado para quatro continentes, disse a BRF em nota. A planta, localizada no meio-oeste......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!